1 1 1 1 1

Identificação eletrónica de pequenos ruminantes no Porto Santo

pequenos ruminantes2 De acordo com o Regulamento (CE) n.º 1560/2007 do Conselho que altera o Regulamento (CE) n.º 21/2004 de 17/12/2003, a identificação eletrónica de ovinos e caprinos passou a ser obrigatória para os animais nascidos a partir de 31 de dezembro de 2009, encontrando-se previstas no Decreto-Lei n.º 142/2006, de 27 de julho, sanções aplicáveis ao não cumprimento desta obrigatoriedade.

Nesse sentido, nos dias 27, 28 e 29 de abril, deslocou-se ao Porto Santo o Diretor de Serviços de Alimentação e Veterinária, Dr. Daniel Bravo da Mata, da Direção Regional de Agricultura, a fim de coordenar as ações de identificação eletrónica de pequenos ruminantes, designadamente, ovinos e caprinos, através da aplicação de brincos identificadores e de “transponder” contido em bolus ruminal.

 

pequenos ruminantes3 Esta tarefa foi executada por um médico veterinário e dois técnicos da Direção Regional para a Administração Pública do Porto Santo, que nesses dias identificaram 278 animais, pertencentes a 19 explorações.

O objetivo imediato desta ação é identificar eletronicamente todos os pequenos ruminantes daquela ilha, no âmbito do licenciamento da atividade pecuária, previsto no Decreto Legislativo Regional n.º 7/2015, de 20 de agosto, possibilitando deste modo a candidatura dos agricultores do Porto Santo ao Pedido Único 2016, que decorre até 31 de maio, para além de permitir uma melhor gestão dos efetivos em termos de saúde e de rastreabilidade.

 

Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.