1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (3 Votos)

ICCAT reúne-se na Madeira

ICCAT1 A ICCAT (International Commission for the Conservation of Atlantic Tunas), através do Sub Comité de Investigação e Estatísticas, leva a efeito a realização de duas reuniões de trabalho dos grupos científicos de avaliação de recursos de tubarões e atum voador, entre 25 de abril e 6 de maio de 2016, na Madeira.

A avaliação e gestão pesqueira dos recursos de tunídeos e espécies similares são regularmente trabalhados em grupos científicos e em sede da Organização Internacional ICCAT, uma vez que a sua distribuição abrange vários países soberanos, sendo necessários acordos de partilha da informação científica e de pesca, disponível na Base de Dados da Organização. Fazem parte desta Organização, cerca de 50 países pesqueiros e entidades com interesses na área da pesca, o que conduz a um elevado nível de participação internacional e reforça a importância crescente da ICCAT como uma referência mundial no campo da gestão sustentável dos recursos marinhos.

A primeira reunião realizar-se-á entre 25 e 29 de abril corrente e envolverá o grupo de trabalho sobre espécies de tubarão, com incidência particular na espécie marracho (Isurus oxyrinchus), onde se fará uma revisão detalhada do atual Programa de Recolha de Dados de Investigação e Estatísticas, que envolve estudos da dinâmica de idade e crescimento, genética, movimentos migratórios e relações tróficas. Serão ainda atualizados os indicadores do estado dos stocks (CPUE nominais e standardizados, capturas e séries temporais de comprimentos médios capturados).

 

ICCAT logo

A reunião do grupo de trabalho sobre o Atum Voador (Thunnus alalunga) desenrolar-se-á entre 28 de abril e 6 de maio e versará a avaliação dos stocks desta espécie no Atlântico norte e Atlântico Sul, onde serão aplicados vários modelos de produção sobre a informação contida na base de dados e atualizada pelos investigadores dos países participantes.

A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através do seu Serviço de Investigação e Desenvolvimento (DSIDP) da Direção Regional de Pescas (DRP), acompanha os trabalhos desenvolvidos na ICCAT e participa regularmente no processamento e análise dos dados referentes a estas pescarias, desde a década de 80.

A recolha de dados das pescarias de tunídeos tem por base a amostragem estatística de comprimento e peso dos exemplares de pescado desembarcados diariamente em Lota, informação de zonas de captura e esforço de pesca exercido à viagem fornecida pelos diários de pesca, integrada no Programa Nacional de Recolha de Dados da Pesca (PNRD).

Tendo em conta a visão e estratégia de missão da DRP/DSIDP e cumprindo regulamentos comunitários no âmbito da Política de Pescas da UE, estes trabalhos terão continuidade nos anos próximos, com vista a um melhor conhecimento dos recursos e apoio efetivo à decisão das entidades envolvidas na gestão e exploração dos recursos pesqueiros regionais.

Releve-se que as avaliações efetuadas no âmbito da ICCAT constituem a base científica para a atribuição dos TAC’S e quotas que anualmente são atribuídos às pescarias que capturam estes recursos na área Atlântica.


Lídia Gouveia
Direção Regional de Pescas

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.