1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (4 Votos)

Visita de estudo de alunos da UMA ao Laboratório de Qualidade Agrícola

fig1
(Figura 1)
fig2
(Figura 2)
fig3
(Figura 3)

Nos dias 2, 9 e 16 de março de 2016, alunos da disciplina “Práticas Laboratoriais de Diagnóstico do Mestrado de Bioquímica Aplicada” da Universidade da Madeira (fig. 1), acompanhados pela coordenadora do mesmo, Professora Doutora Irene Câmara Camacho, visitaram os Laboratórios do Núcleo de Fitopatologia da Divisão de Análises de Solos e Plantas do Laboratório de Qualidade Agrícola (LQA), na Camacha.

Nas diferentes áreas de trabalho os alunos foram acompanhados e orientados pelos respetivos técnicos superiores e assistentes técnicos. Tiveram oportunidade de conhecer todo o processo inerente a uma análise fitopatológica, isto é, a maneira correta de colher uma amostra para análise, o preenchimento da Ficha de Pedido de Análise, o registo na base de dados do Núcleo de Fitopatologia. Verificaram ainda, como é feita a emissão do boletim de análise fitopatológica com os resultados, que é enviado ao cliente depois de concluídas as análises.

No Laboratório de Entomologia foram explicados os principais métodos de preparação dos insetos, como é feita a observação (observação visual, à lupa e ao microscópio ótico) e a identificação dos insetos. Os alunos puderam observar a coleção entomológica do Laboratório, com cerca de 30 000 exemplares de insetos colhidos na RAM e que inclui pragas e auxiliares associados a culturas agrícolas, ornamentais e florestais e ainda outros insetos (fig. 2).

Nos Laboratórios de Bacteriologia e Micologia foram explicadas as principais práticas laboratoriais utilizadas numa análise para identificação de bactérias e fungos.

No Laboratório de Bacteriologia, foi dado a conhecer o método clássico, observação visual/lupa dos sintomas suspeitos, isolamento em meio de cultura apropriado (fig. 3). Foi referido ainda que para identificar das bactérias fitopatogénicas, efetua-se estudos morfológicos, bioquímicos, fisiológicos e moleculares por PCR. Relativamente ao Laboratório de Micologia, os alunos conheceram as principais técnicas micológicas utilizadas para a identificação de fungos fitopatogénicos, nomeadamente, a técnica da câmara húmida (fig. 4) e isolamento em cultura pura. Abordou-se ainda, como se efetua a identificação das colónias dos fungos, com base na visualização à lupa binocular e ao microscópio ótico.

 
fig4
(Figura 4)
fig6
(Figura 5)

Após a explicação/ demonstração, os alunos tiveram a oportunidade de executar algumas destas técnicas e ainda observar colónias de bactérias e fungos em placa.

No Laboratório de Nematologia, após um breve explicação sobre os nemátodes parasitas de plantas e procedimentos gerais efetuados no laboratório, os alunos colheram uma amostra de solo, fizeram a extração dos nemátodes e a sua posterior observação à lupa binocular e microscópio ótico (fig. 5). Aprenderam a distinguir nemátodes fitoparasitas de nemátodes de vida livre. Fizeram a extração do nemátode-da-madeira-do-pinheiro a partir do inseto vetor (Monochamus galloprovincialis) e observaram a coleção de Bursaphelenchus sp. existente no Laboratório.

No Laboratório de Virologia foi feita uma primeira abordagem às principais viroses que podem surgir na RAM e às análises que são efetuadas às diferentes partes das plantas. Depois, foi explicado em pormenor como é realizado o teste ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay) e as análises moleculares através do PCR clássico elaboradas no Laboratório.

Os alunos puderam, ainda, verificar a bibliografia da especialidade utilizada nas diferentes áreas para a identificação dos agentes patogénicos e das pragas que surgem associados às culturas agrícolas. Foram também abordados alguns trabalhos de pesquisa que são efetuados pelos Laboratórios do Núcleo de Fitopatologia e que envolvem parceiros e entidades nacionais e internacionais.

Por fim foi salientada a importância das análises de diagnóstico das doenças e pragas realizadas nos Laboratórios do LQA no apoio ao agricultor e no desenvolvimento da agricultura da RAM.


Direção Regional de Agricultura
Direção de Serviços dos Laboratórios e Investigação Agroalimentar
Divisão de Análises de Solos e Plantas
Núcleo de Fitopatologia

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.