1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (4 Votos)

ALERTA AGRÍCOLA - a mosca da asa manchada (Drosophila suzukii)

ginjas1

A mosca da cereja e de outros pequenos frutos, Drosofila suzukii, é uma pequena mosca com 2 a 3 mm de comprimento, parecida com a “mosca do vinagre”, que causa danos principalmente na cereja, na ginja e nos pequenos frutos (morango, amora, framboesa e mirtilo). A fêmea faz a postura dos ovos dentro dos frutos, desenvolvendo-se uma larva que se alimenta do mesmo, provocando a sua queda antecipada e o seu apodrecimento.

Esta praga foi detetada pela primeira vez na Madeira na zona do Caniçal em setembro de 2014 em armadilhas colocadas em vinhas, tendo-se iniciado em novembro de 2014 a prospeção da mesma com a colocação de armadilhas nas freguesias de São Vicente, Calheta e Porto da Cruz e no período que antecede e durante a colheita da cereja e ginja (Primavera/Verão de 2015), no concelho de Câmara de Lobos, nas freguesias de Curral das Freiras (Colmeal, Fajã Escura, Centro e Terra Chã) e Jardim da Serra (Corticeiras e Foro), tendo-se verificado em 2015 um ataque moderado da praga nos frutos.

 

No entanto, dado o ciclo da praga e atendendo aos indicadores obtidos pela Direção Regional de Agricultura, tudo aponta para que este ano esta praga ataque a cereja e a ginja com maior intensidade, podendo pôr em causa grande parte da produção, pelo que se alertam todos os produtores de cereja e de ginja para que tomem as medidas ou meios de controlo adequados. Para o efeito, poderá consultar os seguintes textos:

Drosophila suzukii, a drosófila de asa manchada”;

Praga dos pequenos frutos - a mosca de asa manchada (SWD)”;

e “Combate à nova praga na cereja e outros frutos já tem pesticidas autorizados”.

De referir que, atualmente existem 2 produtos homologados para a cerejeira (Karate Zeon e Epik SG) e, mais recentemente, também para a ginjeira (Epik SG).

Informa-se ainda que a Direção Regional de Agricultura, em conjunto com as Juntas de Freguesia do Jardim da Serra e do Curral das Freiras e outras entidades locais, irá realizar no próximo fim de semana ações práticas de demonstração para o controlo da mosca da cereja e da ginja, nos seguintes locais e horas, pelo que se convidam todos os produtores a estarem presentes:

Jardim da Serra – sábado, dia 16 de abril, às 10h, na Quinta Leonor

Curral das Freiras – domingo, dia 17 de abril, às 11h, no Pico Furão e às 12h, na Fajã Escura.

 

Para mais informações, contacte:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 291 214 310

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.