1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (2 Votos)

Segurança, Higiene e Saúde no trabalho agrícola – as componentes do trabalho agrícola

maos luvas Todo o agricultor está sujeito a riscos variados, os quais podem eventualmente resultar em acidentes. Para os evitar, é necessário investir na segurança, através da identificação, avaliação, prevenção, controlo e eliminação dos riscos.

As quatro componentes mais importantes a considerar no trabalho agrícola são a técnica, a humana, a organizativa e o meio ambiente. 

A componente técnica é constituída pelos materiais de trabalho (máquinas e produtos tóxicos), pela variabilidade (dispersão do perigo) e pela metodologia (impacto da inovação).

 

A humana, por sua vez, é constituída pela formação de base e complementar (escolar e profissional), pela informação (compreensão dos problemas) e pela tradição (resistência à inovação e participação).

Na organizativa, surgem o tipo de explorações (estrutura mais ou menos empresarial), a natureza dos serviços de apoio (incremento da produção) e a estrutura da formação profissional.

Por último, o meio ambiente enquanto componente contempla o físico (condições climáticas), o geográfico (natureza do terreno) e o biológico (fauna e flora).


Carlos Freitas
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.