1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

escaravelhoA deteção precoce do Rhynchophorus ferrugineus é bastante difícil pelo facto do seu ciclo de vida (ovo-larva-pupa e adulto) ser efetuado no interior da planta ou na base das folhas (adulto).


palmeirasApós a deteção de plantas que apresentam sintomas suspeitos, deve proceder a uma observação minuciosa, de modo a poder confirmar a infestação e tomar de imediato as medidas necessárias tendo em vista a eliminação dos focos de infestação e a proteção das palmeiras da zona envolvente.

As palmeiras infestadas, mas com possibilidade de recuperação, e as sãs situadas na zona envolvente devem ser alvo de tratamento fitossanitário com produtos fitofarmacêuticos homologados, com base nas substâncias ativas abamectina (Vertimec), imidaclopride (Confidor Classic) e tiametoxame (Actara).

A aplicação de produtos biológicos à base de nemátodos entomopatogénicos das espécies Steinernema feltiae sp., Heterorhabditis bacteriophora e de N-acetil glucosamina (quitosano) é também indicada.

As palmeiras cuja infestação se encontra numa fase avançada e que não podem ser recuperadas devem ser abatidas. O seu abate deve ser precedido de um tratamento com um produto fitofarmacêutico homologado, para evitar a dispersão dos insetos.

A limpeza da zona e destruição dos resíduos e materiais resultantes do abate no local ou o seu transporte deverá ser efetuado em camião fechado ou coberto com uma lona que evite o risco de dispersão de insetos.

Produtos fitofarmacêuticos homologados, épocas de aplicação, nas palmeiras sem sintomas ou pouco afectadas

Época do ano Palmeira sem sintomas Palmeira pouco afetada (em recuperação)
Inverno (nov.-fev.) nemátodos entomopatogénicos nemátodos entomopatogénicos
Todo o ano (endotratamento por injeção no tronco)  

Abamectina (20-80 ml p.c./planta ou 0,36-1,44g s.a./planta)

Imidaclopride (4-10 ml p.c./aplicação)

Tiametoxame (5-20 g p.c./planta ou 1,25-5 g s.a./planta)

Inverno   poda sanitária


Maria da Luz Cortezão Pais Figueira da Silva

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.