1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (4 Votos)

O SIRA-RAM, o que é e como funciona

sira ram animais O SIRA-RAM foi um projeto informático da então Direção Regional de Pecuária (DRP), que teve início em julho de 1993, na sequência do aparecimento do Serviço de Identificação e Registo Animal (SIRA), criado pelo Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários (1992), com o objetivo de permitir a gestão da identificação eletrónica dos animais de companhia e lazer, sobretudo cães e gatos.

Este projeto contou desde o seu início com a colaboração dos médicos veterinários que exercem atividade clínica em animais de companhia na RAM e tem por suporte um aplicativo informático associado a uma base de dados onde constam todos os animais identificados eletronicamente nesta Região e aqueles que, embora identificados noutras regiões do nosso país ou em outros países, foram registados numa das juntas de freguesia da Região Autónoma da Madeira.

Não obstante a criação, a nível nacional, do SICAFE - Sistema de Identificação e Registo de Caninos e Felinos, em 17 de dezembro de 2003, devido à maior versatilidade e proximidade do SIRA-RAM e ao facto deste ser alimentado através da informação diretamente prestada pelos médicos veterinários e não pelo detentor, os serviços veterinários regionais decidiram mantê-lo em funcionamento.

 

Importa também realçar que o SIRA-RAM tem vindo a contar com a colaboração das Juntas de Freguesia da RAM, bem como de outras entidades oficiais e privadas, em termos de troca de informação, nomeadamente a GNR, a PSP e a Via Litoral.

Assim, o SIRA-RAM carateriza-se, principalmente, pelos seguintes aspetos:

• A base de dados do SIRA-RAM está apta para registar animais de companhia e de lazer de diversas espécies, nomeadamente canídeos, felídeos, lagomorfos, equídeos e espécies exóticas (aves, roedores, etc.);

• Permite a inclusão da fotografia do animal identificado;

• Possui diversas tabelas de orientação, com imagens, relativamente às diferentes espécies de animais, raças, pelagens, médicos veterinários, códigos postais, etc.;

• É possível imprimir a ficha individual do animal, podendo substituir a documentação inicial de suporte à identificação eletrónica;

• Os alertas de aparecimento ou desaparecimento de animais são imediatamente comunicados por correio eletrónico a todos os Médicos Veterinários que exercem clínica na Região, bem como a outras entidades administrativas e policiais, sendo publicadas em http://www.vetbiblios.pt/SIRA-RAM/sira-ram.htm e facilitando assim a sua localização e retorno.

 

Contactos:
Telefone – 291 201 790
Correio eletrónico – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


João Carlos dos Santos de França Dória
Direção Regional de Agricultura
Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.