1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (2 Votos)

Ação de sensibilização de podas e tratamentos fitossanitários em pomares

podas em pomares1
podas em pomares2

Realizou-se na passada segunda-feira, dia 15 de fevereiro, uma ação de sensibilização de podas e tratamentos fitossanitários em pomares e sobre possíveis soluções de transformação dos frutos promovida pela Junta de Freguesia de Santo António da Serra, com a colaboração da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura.

A sessão teve início com a visita a uma exploração daquela freguesia onde foi exemplificada a poda em macieiras, chamando a atenção para os diferentes tipos de intervenção (de formação e de frutificação), e que esta, além de variar consoante a espécie frutífera, dentro da mesma também tem de se adequar à variedade específica que esteja em causa (local e tipo da frutificação) e, por sua vez, dentro desta, entre outros aspetos, à idade e exposição solar de cada árvore.

Já em sala, foi abordada a transformação das maçãs, tendo sido privilegiada a produção de sidra ou não se estivesse no Santo da Serra, um dos “berços” desta bebida tradicional que os madeirenses tanto apreciam. Nessa matéria deu-se especial relevo à criação da futura Sidraria da Madeira e de como esta poderá revitalizar o setor.

Com a Sidraria, além de muitas outras vantagens, o produto a comercializar resultará mais estável e padronizado, reunindo reforçada capacidade competitiva para absorver quotas do segmento das bebidas de mais baixo teor alcoólico, especialmente das cervejas e, como tal, adquirir um ótimo potencial para a atração de públicos mais jovens. A este propósito, as experiências já realizadas de disponibilização de sidra em barril para serviço sob pressão têm registado um sucesso assinalável.

 
podas em pomares3
podas em pomares4

A sidra, além de parear com as soft drinks, compete muito bem, ao nível organolético, por exemplo, com o vinho branco, e detém excelente aptidão para se constituir como bebida convivial. Por outro lado, esta bebida detém outras virtudes que, se com bom reconhecimento nos consumidores de países com mais longa tradição no seu usufruto, na Região talvez ainda não sejam tão relevadas ou suficientemente divulgadas, facto que muito poderá reforçar, com a sustentação de campanhas de comunicação assertivas, a motivação/interesse pelo produto.

Trata-se, neste caso, dos diversos benefícios que a sidra poderá desempenhar para a saúde, os quais, em grande parte, são veiculados pela composição da sua matéria-prima base, as maçãs. A bebida, tal como a fruta que lhe está na origem, é rica em sais minerais, vitaminas, enzimas, tanino e pectina, sendo-lhe atribuída por especialistas boas propriedades como diurética, facilitadora da digestão (eupética), antioxidante, inibidora de febre (febrífuga), anticatarral, antidiarreica, preventiva de enfartes e outras doenças cardíacas, protetora da arteriosclerose, anticancerígena e cicatrizante.

Por parte dos 25 agricultores presentes, a aceitação (e entusiasmo) pelo projeto foi generalizada.


Regina Pereira
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.