1 1 1 1 1 Pontuação 4.83 (6 Votos)

A Exposição Regional da Anona, no Faial, como sempre!

anona madeira
Variedade "Madeira"
anona mateus
Variedade "Mateus I"

A anoneira (Annona Cherimola Mill) tem como origem geográfica a América do Sul, nomeadamente Equador e Peru. Supõe-se que chegou à Madeira na sequência das explorações marítimas ocorridas durante os séculos XV/XVI (Época dos Descobrimentos). O primeiro estudo referente às anoneiras da Região de que há conhecimento foi feito por Grabham, em 1897.

Atualmente, esta fruteira encontra-se dispersa um pouco por toda a ilha, sendo os concelhos de maior produção Funchal, Santa Cruz, Machico e Santana.

Após um longo processo de seleção das variedades de anona que foram introduzidas na Região, resultaram as variedades melhoradas “Madeira”, “Mateus I”, “Perry Vidal” e “Funchal”.

A variedade “Madeira” possui as folhas de maior dimensão média (178mm de comprimento e 112mm de largura) e também as pétalas (33mm comprimento e 7mm de largura). O fruto apresenta uma coloração verde-clara.

O fruto da variedade “Mateus I” tem uma coloração verde-bronzeado e das quatro variedades é a que apresenta maior índice de sementes.

A variedade “Perry Vidal”, por sua vez, apresenta as pétalas de menor dimensão média (25mm de comprimento e 5mm de largura). O fruto tem também uma coloração verde-bronzeado e das variedades mencionadas é a que tem maior percentagem de açúcar.

Por último, o fruto da variedade “Funchal” tem uma coloração verde amarelado.

 
anona perry vidal
Variedade "Perry Vidal"
anona funchal
Variedade "Funchal"

As características organoléticas, agronómicas e comerciais da anona da Madeira, influenciadas pelas condições edafoclimáticas da ilha, são únicas quando comparadas com as de outras regiões do mundo.

Há, por isso, que promover este excelente fruto que merece todo o destaque no panorama frutícola da nossa região. E fazer o caminho inverso da Época dos Descobrimentos, dando-o a conhecer ao mundo.

Refira-se, a propósito, a aprovação do Plano Estratégico da Anona da Madeira, na prossecução da intenção do Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, de dotar os agricultores madeirenses de maior dimensão e rendimento, com a aposta nas produções agrícolas de maior interesse.

Convidam-se todos os leitores do DICA a visitarem a XXV Exposição da Anona, que se realiza nos dias 20 e 21 de fevereiro na bonita vila do Faial!

Bibliografia:
Caderno de especificações - Anona da Madeira - Denominação de Origem


Paula Almeida Rocha
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.