1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (3 Votos)

A salsa de folhas lisas

salsa1 A salsa de folhas lisas, com o nome científico Petroselinum sativum Hoffm. Latifolium, pertence à família das Umbelíferas e é uma das ervas aromáticas mais populares da gastronomia mundial.

Planta bianual, forma no primeiro ano uma roseta de folhas e a floração ocorre no segundo ano.

A salsa é uma planta rústica, tolerando bem as diferentes condições de solo. Contudo, prefere solos de textura média e ricos em matéria orgânica, com um pH entre 5,8 e 7,2.

A temperatura ótima para o crescimento situa-se entre os 18Cº a 22Cº e é uma planta com fraca tolerância à falta de água, pelo que o solo deve ser mantido húmido.

 

A sementeira decorre num período de 5 a 6 semanas em viveiro. De referir que esta espécie tem a particularidade de germinar de forma mais demorada. Na plantação recomenda-se um compasso nas entrelinhas de 30cm e nas linhas 25cm.

Desde a época da sementeira até à primeira colheita decorrem de 80 a 100 dias. Outro indicador da colheita é quando a planta atinge aproximadamente 10 a 15 cm, podendo ser realizados vários cortes, de 3 a 6 cortes, sendo a colheita da folha feita juntamente com o pecíolo.

As principais doenças da salsa são o míldio e a septoriose e a principal praga são os afídios. Recomenda-se o controlo das infestantes e a rotação de culturas.


Avelino Freitas
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.