1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Registou-se na semana anterior a melhoria das condições do estado do tempo em toda a Região. Para a próxima semana, as previsões indicam a ocorrência de precipitação mas alternando com bom tempo. Assim, as condições climatéricas mantêm-se razoáveis para a mobilização do solo, bem como para outras atividades na exploração agrícola, nomeadamente as podas, enxertias e mondas.

TRATAMENTOS FITOSSANITÁRIOS

- Hortícolas:

Sempre que o estado do tempo permitir, e tem sido o caso, dever-se-á proceder aos tratamentos preventivos contra os fungos que proliferam com as condições atuais do tempo, em particular o míldio na batateira, respeitando sempre o número de tratamentos a efetuar para cada cultura.

- Frutícolas:

Há que manter os pomares de citrinos (as variedades tardias, com colheita em março) protegidos contra o míldio, aplicando um produto fitofarmacêutico adequado, com repetições de 3 a 4 semanas (ver rótulo), como tem vindo a ser recomendado nas últimas semanas.

- Vinha:

Dever-se-á proceder ao controlo de infestantes anuais, consultando sempre a ficha técnica dos vários produtos fitofarmacêuticos existentes no mercado, de forma a escolher o mais adequado para a sua situação.

OPERAÇÕES CULTURAIS

- Sementeira:

Pode efetuar a sementeira de algumas hortícolas (por exemplo, alface, couve, beterraba, alhos e nabo) em alfobres, quer protegidos quer ao ar livre.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

- Plantação:

Dever-se-á continuar com os procedimentos de preparação das culturas de Primavera/Verão, a exemplo das batatas, iniciando mesmo a plantação precoce nas zonas baixas.

A poda é recomendável nesta altura do ano, e sempre que o estado do tempo assim o permitir e evitando grandes cortes, nas figueiras e prunóideas (sobretudo pessegueiro, cerejeira e ameixeira).

Um mês depois da apanha da tangerina, deverá efetuar uma pequena limpeza do interior da copa, de forma a promover o arejamento e entrada de luz. Recomenda-se que se faça no quarto minguante da lua.

Aconselha-se também uma desinfeção com produtos à base de cobre (desinfetante e cicatrizante) e de óleo mineral (ovicida – eliminando os ovos por asfixia) a seguir à poda.

Esta é a época própria para realizar a enxertia de fruteiras de caroço (cerejeira, pessegueiro, ameixeira e damasco), pelo que deverá programar perante os serviços oficiais ou perante o enxertador particular, para que sejam efetuadas de imediato. Recomenda-se que seja realizada no quarto crescente da lua.

Dever-se-á continuar, caso ainda não tenha sido feito, com a plantação de couves, alfaces, favas, cebola, alho e morangueiro, assim como de algumas fruteiras, nomeadamente cerejeira, pessegueiro, macieira e pereira.

As boas condições do estado do tempo são propícias para efetuar as mondas nas culturas recentemente plantadas, nomeadamente nas cebolas.

- Jardim:

Quem não podou as roseiras, ainda vai a tempo de o fazer, bem como de outros arbustos e árvores de jardim que não estejam em flor, como tem sido recomendado ao longo das últimas semanas.

Continuar com a instalação de viveiros de estacaria de roseiras, de aromáticas e de outros arbustos e árvores de jardim.

Alerta-se, mais uma vez, o Sr. Agricultor que deve manter o registo de utilização dos o produtos fitofarmacêuticos, devendo também recolher todas as embalagens vazias em sacos apropriados e armazenar temporariamente nos mesmos locais de armazenamento desses mesmos produtos, para devolução posterior nos locais de retoma, a anunciar brevemente.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.