1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

nabo2O nabo é uma planta herbácea, que pertence ao grupo de culturas de raiz de crescimento rápido e resistente às pragas e doenças.
No entanto, a humidade e as temperaturas elevadas associadas a altas densidades de plantação e compassos reduzidos provocam a falta de arejamento entre as plantas, desencadeando o aparecimento de pragas e doenças.

As mais comuns são o míldio, a alternariose, a ferrugem, a podridão e os afídeos.

O ph do solo baixo e o não cumprimento da rotação de culturas no solo (culturas de raiz – leguminosas – culturas de folha e fruto e aliáceas), de forma a termos um terreno o mais equilibrado possível, são fatores favoráveis ao aparecimento de insectos de solo.

A realização de análise de solo e respectivas correções deverão ser realizadas sempre que necessário.cultura do nabo não tem nenhum produto homologado, só podendo ser usados os produtos que possuam uma Extensão de Autorização para utilizações menores, concedida de acordo com o art.º 51 do Regulamento 1107/2009, autorização essa pedida por entidades públicas e/ou privadas.

A permissão do uso menor não vem no rótulo dos produtos e deverão ser usados segundo as especificações apresentadas no site do Ministério da Agricultura, Mar,nabo Ambiente e Ordenamento do Território (quadro 1), que é regularmente atualizado.

Antes de aplicar um produto fitofarmacêutico há sempre que ter em conta se o produto é homologado, a dose correta, a época acertada e o cumprimento na íntegra do intervalo de segurança.

No caso do desinfectante de solo homologado para o nabo, só deve ser aplicado, se necessário, no solo e sempre antes da plantação.

Os desinfectantes de solo são de contato e ingestão e possuem uma ação residual com persistência no solo, daí a importância máxima no cumprimento da dose a aplicar.

Os acidentes fisiológicos mais comuns são as raízes lenhosas e/ou com fendas, provocadas pelo ultrapassar do tempo de colheita e pela irregularidade de água de rega.

tabela

Ana Ghira

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.