1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (2 Votos)

A podridão cinzenta no morangueiro

podridao cinzenta morangueiro1 Uma das doenças mais frequentes na cultura do morangueiro é a podridão cinzenta dos frutos, provocada pelo fungo Botrytis cinérea. Sendo mais visível pelos estragos que ocasiona nos frutos, pode também atacar folhas, pecíolos, botões florais e pétalas. É um fungo que permanece no solo em restos vegetais de culturas anteriores contaminadas. É particularmente importante quando ataca os frutos na fase da maturação. Aparecem de início pequenas manchas castanhas moles, que depois, em condições favoráveis, se cobrem de um enfeltrado cinzento. Os frutos podem ficar mumificados.

As condições favoráveis a esta doença são a temperatura entre os 18 e os 25 graus celsius e humidade relativa acima de 80%, condições que na nossa região ocorrem frequentemente.

Instalar a cultura em bancadas elevadas, evitar o excesso de azoto, promover o arejamento dentro da estufa, adequar o compasso de plantação ao vigor vegetativo da variedade em cultura e retirar os frutos infetados e as folhas doentes e senescentes o mais rapidamente possível para fora da parcela são medidas que diminuem o impacto da doença.

 

A intervenção química deve ser ponderada quando persistirem as condições favoráveis e observar-se a presença do enfeltrado cinzento.

Estão homologados alguns produtos fitossanitários para o combate químico (consultar o site da DGPC). Na escolha do produto a aplicar é muito importante verificar-se o intervalo se segurança, uma vez que, em plena produção, as colheitas de morango são realizadas duas vezes por semana.

Como em qualquer cultura, uma planta sã e bem nutrida é mais resistente a esta e a qualquer outra doença, devendo evitar-se excessos e carências.

Referências bibliográficas:

"Produção Integrada de Morangueiro. Família das Rosáceas. Morangueiro"; DGPC, 2006.
"Ocorrência dos diversos inimigos das culturas de morangueiro e de framboesa", Divulgação Agro 556, 2007.


Divisão de Hortofloricultura
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.