1 1 1 1 1 Pontuação 4.44 (9 Votos)

A goiabeira

goiabeira1 A goiabeira, cujo nome nome científico é Psidium Guajava, pertence à família Myrtaceaee. Originária da América central e América do sul, adaptou-se bem na costa sul da ilha da Madeira, sendo mais predominante nos concelhos do Funchal, Câmara de Lobos e Ribeira Brava.

É uma árvore de pequeno porte, com 3 a 9 metros de altura, tronco tortuoso e casca lisa. As folhas são elípticas, de coloração verde clara, pilosas quando jovens e com nervuras bem marcadas. As flores são axilares, hermafroditas, de coloração branca e com longos e numerosos estames.

As goiabas são frutos do tipo bagas, ovóides, de casca fina, lisa e verde, que torna-se amarela quando bem amadurecida. A polpa, doce e perfumada, pode ser vermelha ou branca, de acordo com a variedade. As sementes são pequenas, duras e de cor amarelo claro, em formato de rim.

A floração da goiabeira ocorre nos meses de verão. A frutificação, por sua vez, ocorre a partir de outubro e até fevereiro. As árvores, se corretamente podadas, podem produzir cerca de 100 kg de frutos por ano.

A planta desenvolve-se melhor em climas com temperaturas médias entre 25 e 30ºC, em locais com muito sol, não tolerando geada ou climas secos.

O solo deve ser profundo, de textura média, bem drenado, rico em matéria orgânica e irrigado periodicamente. O pH ideal é 5,5 a 6.

 

goiabeira2 A goiabeira, embora possa multiplicar-se por semente, multiplica-se principalmente por enxertia e estaquilha, sendo que a propagação por estaca deve ser feita utilizando os ramos verdes de crescimento do ano. A melhor época para realizar essa tarefa é na primavera/verão.

A principal praga que afeta esta cultura é a mosca da fruta, pelo que os frutos rachados, doentes e caídos devem ser enterrados para evitar a propagação da praga. As principais doenças são a ferrugem, a antracnose e a bacteriose, controladas com aplicações fúngicas.

A goiaba contém grande quantidade de vitamina C, com uma reduzida porção de açúcares.

O fruto pode ser consumido em fresco ou na confeção de doce (goiabada), pudins, batidos, sumos, bolos.


Paula Rocha
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.