1 1 1 1 1 Pontuação 3.67 (3 Votos)

Visitantes de palmo e meio e não só...

visita de estudo1
visita de estudo3
visita de estudo2

Dos vários objetivos que se enquadram nas atividades anuais da Direção de Serviços e Desenvolvimento da Pesca/Direção Regional de Pescas (DSIDP/DRP) e com vista a melhorar a difusão do conhecimento da ciência entre a sociedade, a DSIDP realiza palestras nas escolas, colabora em programas dos meios de Comunicação Social (televisão, rádio e jornais regionais), organiza visitas de estudo dirigidas aos alunos das escolas da Região, bem como a outras instituições e ao público em geral, de forma a sensibilizar dos mais jovens aos adultos para a conservação dos recursos, com o lema “Cuidar hoje para ter amanhã”. Só se pode cuidar e acarinhar aquilo que realmente se conhece.

As visitas constituem uma abordagem diferente na transmissão de novos conhecimentos, uma forma mais descontraída e divertida de aprender, destinando-se a todos os alunos, das várias faixas etárias e níveis de ensino.

Os visitantes têm demonstrado muito interesse e curiosidade sobre esta temática das Pescas, especialmente no que se refere a alguns aspetos importantes das pescarias e das espécies que são mais capturadas na Região, tais como os atuns, o peixe-espada-preto, os pequenos pelágicos (denominados vulgarmente por ruama, nos quais se incluem o chicharro, a cavala, a sardinha e a boga, entre outras espécies), as espécies demersais (peixe-fino, por exemplo, pargo e abrótea) e os moluscos gastrópodes (lapas).

Na organização destas visitas, e para que os visitantes fiquem com uma ideia mais abrangente dos diversos Serviços pertencentes à Direção Regional de Pescas, a DSIDP conta também com a colaboração de funcionários de outras Direções de Serviços, mais concretamente da DSIAP (Direção de Serviços de Infraestruturas de Apoio à Pesca – Divisão de Lotas e Entreposto Frigorífico) e da DSCAMP (Direção de Serviços de Controlo da Atividade da Pesca e Mercados).

Deste modo, têm a oportunidade de visitar a Lota e o Entreposto Frigorífico do Funchal, os Laboratórios (DSIDP) e, quando é possível, podem observar os vários tipos de embarcações existentes na região (atuneira, espadeira e ruameira) e descargas em Lota, ficando a conhecer uma parte do circuito comercial – desde a captura do pescado no mar até à mesa – bem como compreender a importância de consumir os produtos derivados da pesca.

 

Estas visitas são complementadas com a visualização de pequenos filmes, nos quais são apresentadas as várias artes de pesca (salto e vara, palangre e rede de cerco) utilizadas nos recursos pesqueiros mais tradicionais, tendo para o efeito a colaboração de técnicos da DSCAMP.

visita de estudo grafico
(no período compreendido entre 2011 e junho de 2015 foram recebidos cerca de 1350 visitantes)

Eis uma das mensagens que constam no Livro de Visitas:

Hoje tive a oportunidade de confirmar que a aprendizagem é um processo de crescimento. Vi os meus alunos interessados e motivados, o que muitas vezes não vejo na sala de aula.” Teresa Gouveia/Escola Básica do 2.º e 3.º ciclo dos Louros.


Os interessados poderão contactar através:

Correio electrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 291 203 200
DSIDP

 

Ana Rita Pinto Góis
Direção Regional de Pescas

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.