1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (3 Votos)

Reunião da Comissão Internacional para a Conservação do Atum do Atlântico, em St. Julians, Malta

reuniao malta2015 1 Portugal esteve presente na 24.ª Reunião Ordinária da Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns do Atlântico (ICCAT), que teve lugar em Malta, de 10 a 17 de novembro passado.

Mereceu particular atenção o atum patudo, unidade populacional considerada em risco e para a qual o Comité Científico da ICCAT alertara para a dificuldade de recuperação do recurso no Atlântico, se se mantivesse o nível atual de capturas (85.000 t/ano).

O atum patudo tem grande interesse para as frotas artesanais de salto e vara da R.A. Madeira e da R.A. Açores, que operam exclusivamente naquelas áreas.
A UE apresentou uma proposta para esta unidade populacional que incluía a diminuição do atual TAC de 85.000 t para 65.000 t no Oceano Atlântico (com o qual a probabilidade de recuperação desta unidade populacional será de 49%, em 2028).

Portugal manifestou forte oposição a esta drástica redução, defendendo, em contrapartida, o reforço das medidas de gestão e conservação nos aspetos que estão na origem dos problemas que o atum patudo enfrenta, em resultado da atividade pesqueira desenvolvida no Golfo da Guiné, como sejam as capturas de juvenis por embarcações cercadoras, o número excessivo de dispositivos de agregação de peixe (DCP´s) que estas utilizam, um período desadequado de defeso naquela área e os transbordos dos grandes palangreiros asiáticos deficientemente controlados.

As negociações da União Europeia, nomeadamente com o Japão, conduziram à adoção pela ICCAT de medidas de gestão no Golfo da Guiné que ficam aquém das inicialmente previstas, bem como à fixação de um TAC de 65.000 t, que não acomodou a pretensão portuguesa de uma menor redução do TAC. A União Europeia considerou não ter margem para defender um limite de capturas superior dada a oposição de vários Estados em vias de desenvolvimento, que pretendiam uma ainda maior redução do TAC, embora sem a correspondente redução proporcional das respetivas quotas (10%, enquanto que para os restantes Estados a redução é de 25%), bem como de alguns Estados-Membros que não pescam esta espécie.

 

No que respeita ao atum rabilho (Thunnus thynnus) Este e Mediterrâneo, com excelentes sinais de recuperação do recurso na sequência das medidas em vigor, haverá aumentos anuais de 20% do TAC, em 2016 e 2017.

Os TAC’s e as quotas portuguesas para 2016 serão os seguintes:

reuniao malta2015 tabela
A Região Autónoma da Madeira tinha apresentado previamente ao Governo da República duas Resoluções de Governo para o atum patudo (Thunnus obesus) e atum rabilho que referiam sobre a preocupação da Região em relação à pescaria destas duas espécies de atum nesta área do Atlântico.

No âmbito da Resolução sobre o Patudo, deverá ser solicitado ao Governo da República Portuguesa para que junto das instituições europeias, independentemente do Total Admissível de Captura (TAC) de atum patudo atribuído à Comissão Europeia e consequente redistribuição pelos Estados Membros, não penalize ou afete a quota atualmente atribuída a Portugal utilizada quase exclusivamente pelas frotas das Regiões Autónomas.

No caso da Resolução para o atum rabilho, deverá ser solicitado ao Governo da República Portuguesa que qualquer acréscimo na quota Portuguesa de atum rabilho seja integralmente atribuída à pesca de salto e vara das Regiões Autónomas, tendo em consideração a legitimidade resultante do histórico da atividade das embarcações que operaram na Zona Económica Exclusiva da Madeira.


Lídia Gouveia
Direção Regional de Pescas

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.