1 1 1 1 1 Pontuação 4.50 (10 Votos)

Uma solução ecológica para o controlo da cochonilha Nipaecoccus nipae (Maskell) nas fruteiras tropicais, nomeadamente na anoneira e na goiabeira

Numa comunidade, os indivíduos de diferentes espécies interagem e essas interações podem ser antagonistas, competitivas ou mutualísticas (Begon et al., 2006).

O mutualismo é uma interação positiva na qual indivíduos de duas espécies interagem, resultando no aumento da aptidão de ambos os indivíduos (Begon et al., 2006). É o que acontece com o grupo de organismos cochonilhas de corpo mole (onde se inclui a Nipaecoccus nipae), que apenas ocorre em grandes populações na presença de formigas.

Desenvolve-se uma interacção mutualística em que a formiga protege a cochonilha de parasitas e predadores e a cochonilha fornece alimento à formiga através dos seus excrementos açucarados.

cochonilha1 cochonilha2
Formas jovens da cochonilha junto à progenitora e formigas/cochonilhas em folhas de anoneira


Impedir o acesso das formigas à copa das árvores é uma maneira de quebrar esta interação.

A colocação de um cone na árvore a um metro e meio do solo, como se ilustra na figura, impede a deslocação das formigas à copa das árvores.

 

cochonilha3

Este cone deve ser de material impermeável (para não se degradar com as chuvas) e a aba inferior do cone mais larga não deve contactar com o tronco. Os ramos na parte aérea não podem contactar com outras superfícies, nomeadamente com muros. A fixação da aba superior do cone à árvore é feita com arame e não pode permitir a formação de brechas para as formigas passarem. O pomar deve permanecer limpo de locais propícios à formação dos “formigueiros” como por exemplo restos de podas anteriores.

A formiga, quando encontra um obstáculo no seu caminho, procura outro caminho alternativo. Quando sobe pela árvore e encontra o cone, que funciona como um obstáculo, não encontra uma forma de atingir a copa e dispersa por outras árvores (que deverão ter também um cone). Nas copas e pernadas das árvores as populações de cochonilha decrescem sob a ação dos inimigos naturais.

Bibliografia consultada:

Begon, M; C.R. Townsend & J.L. Harper. 2006. Ecology: from individuals to ecosystems. Blackwell Publishing, Malden.
https ://en.wikipedia.org/wiki/Mealybug

 

Maria da Graça Correia de Freitas Aguiar
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.