1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

As boas condições do estado do tempo mantiveram-se ao longo da passada semana, embora com um ligeiro aumento da precipitação mas ainda a níveis considerados baixos para a época. De uma maneira geral, as previsões apontam para a continuidade das boas condições do estado do tempo.

A precipitação que se verificou nestes últimos dias, não foi suficiente para elevar os coeficientes hídricos do solo a um nível de auto-suficiência para as plantas, pelo que é necessário manter as regas periódicas.

TRATAMENTOS FITOSSANITÁRIOS

- Hortícolas:

Com o aparecimento, ainda que esporádico, da precipitação há que fazer uma vigilância especial à cultura da batateira, nomeadamente no combate ao míldio, uma vez que esta hortícola está perto de completar o seu ciclo cultural (não esquecendo nunca de respeitar o intervalo de segurança dos produtos). As boas condições do estado do tempo continuam a permitir a preparação dos talhões, socalcos e canteiros para as culturas próprias da época e também para as culturas da próxima primavera.

- Frutícolas:

Este tempo ameno é o ideal para, sem grandes preocupações, realizar as operações de preparação do solo para as plantações de fruteiras, quer de prunóideas (fruteiras de caroço) quer de pomóideas (fruteiras de pevide).

Nos pomares de citrinos há que manter o pomar protegido contra o míldio, como tem sido recomendado nas últimas semanas.

A cultura da anoneira assume nesta altura do ano uma importância significativa no calendário agrícola da região, pelo que há que manter o combate contra a cochonilha algodão e mosca da fruta, tendo sempre em atenção à época prevista para a colheita.

Esta é também a altura da colheita da tão procurada e valorizada tangerina da “Festa”, bem como do pêro regional, mais conhecido por “Pêro Domingos” e do kiwi. Para aumentar o período de conservação destes frutos, convém colhê-los ao início da manhã ou no fim do dia, tendo sempre a preocupação de colher com o pedúnculo (pé). O “pêro domingos” deve ser mantido em zonas frescas, nos tradicionais caniços, ou recorrer à sua conservação nos Centros Abastecedores distribuídos pela Ilha, sendo esta última alternativa também aconselhável para a conservação do kiwi.

 

previsoes meteorologicas(NOTA)

OPERAÇÕES CULTURAIS

- Mobilização do solo:

Dever-se-á continuar com a mobilização dos solos, uma vez que ainda há condições meteorológicas para o fazer, e com a incorporação de estrumes e corretivos (de acordo com resultados de análises laboratoriais).

Deve-se ainda proceder à abertura de valas, vantajosas para evitar a estagnação da água da chuva e evitar eventuais desmoronamentos de paredes e perda de solo útil.

- Sementeira:

Os últimos trigos devem ser semeados bem como a sementeira de algumas hortícolas, a exemplo de alface, cebola, nabo, ervilhas e favas, uma vez que o tempo continua propício.

- Plantação:

Apesar da previsão de precipitação fraca para os próximos dias, deve-se dar início ou continuar com a plantação de couve, alface, alho, fava, cebola e morangueiro, assim como de algumas fruteiras, como a cerejeira, pessegueiro, macieira e pereira.

- Jardim:

O jardim deve ser conservado limpo, procedendo à apanha da folhagem caída e aproveitando-a, juntamente com outros restos de plantas, ervas e detritos vários para o fabrico do ‘composto’. Dever-se-á ainda podar roseiras e outros arbustos, bem como as árvores que não estejam em flor.

- “Searinhas” para o presépio:

É a altura certa para iniciar as sementeiras das searinhas em pequenos vasos, com o intuito de ornamentar os presépios e as lapinhas tão tradicionais na cultura madeirense.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.