1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (4 Votos)

“Semear Saúde, Colher Sorrisos” voltou à escola

germinados2 “Semear Saúde, Colher Sorrisos” é um projeto da ADENORMA que decorre em parceria com a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura.

Esta semana, as crianças do 4.º ano da Escola Básica do 1.º Ciclo Dona Olga de Brito tiveram a oportunidade de conhecer o projeto e tornarem-se, também elas, as principais impulsionadoras do consumo dos germinados.

Em sala, tiveram a oportunidade de conhecer o que são os germinados e aprender que a germinação é o processo inicial da criação de uma nova planta a partir da respetiva semente. Aprenderam que o sucesso de um germinado depende do tipo de semente (grãos de cereais, leguminosas e oleaginosas), do controlo da água, oxigénio, temperatura, luz e humidade e do tempo de germinação. E que, perante estas condições de equilíbrio, a semente passa do estado latente para o estado ativo, através de processos bioquímicos que dão início à germinação.

 

germinados3 Os alunos ficaram também a conhecer que as vantagens do consumo do germinado são a maior qualidade nutricional, a maior biodisponibilidade dos nutrientes (proteínas, fibras, vitaminas e minerais), a melhor digestibilidade dos hidratos de carbono e proteínas e a riqueza em minerais (potássio, cálcio, magnésio, ferro, selénio e zinco) e em antioxidantes.

A apresentação terminou, como não poderia deixar de ser, com a preparação da salada que foi servida à hora de almoço na cantina da escola, desta vez com as qualidades extra dos germinados.

Cheios de apetite, os alunos do 4.º ano da Escola Básica D. Olga de Brito provaram e gostaram deste “novo” alimento.

Como cada aluno recebeu um “Germinador Sorrisos” individual, os próximos germinados poderão ser preparados em casa e na escola pelas próprias crianças.

Bom apetite!

 

Cláudia Dias Ferreira
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.