1 1 1 1 1 Pontuação 3.50 (2 Votos)

“Semear Saúde, Colher Sorrisos”

semear saude colher sorrisos1 “Semear Saúde, Colher Sorrisos” é um projeto da ADENORMA e que decorre em parceria com a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura.

O projeto visa a promoção de uma atividade económica sustentável (produção de plantas para a obtenção de sementes) para inativos disponíveis, sem direito a prestações sociais, da área central de intervenção da ADENORMA, o concelho de São Vicente, numa primeira fase e posteriormente em toda a Região Autónoma da Madeira, como também tornar as crianças e adolescentes os principais impulsionadores do consumo dos germinados, via promoção, produção e consumo generalizado nas cantinas das escolas e na casa de cada aluno (com germinador individual).

Os germinados resultam, como o próprio nome indica, da germinação, que é o processo inicial da criação de uma nova planta a partir da respetiva semente. 

 

O sucesso de um germinado depende do tipo de semente (grãos de cereais, leguminosas e oleaginosas), do controlo da água, oxigénio, temperatura, luz, humidade e do tempo de germinação. Perante condições de equilíbrio, a semente passa do estado latente para o estado ativo, através de processos bioquímicos, e dando-se o início da germinação.

As vantagens do consumo do germinado são a maior qualidade nutricional, a maior biodisponibilidade dos nutrientes (proteínas, fibras, vitaminas e minerais), a melhor digestibilidade dos hidratos de carbono e proteínas e ainda a riqueza em minerais (potássio, cálcio, magnésio, ferro, selénio e zinco) e em antioxidantes.

Durante os últimos quatro meses, a Direção Regional de Agricultura realizou diversos ensaios de germinação em diferentes tipos de germinador, em ambiente controlado e com diferente tipo de sementes de produção regional (feijão-mungo, rabano, ervilha-de-olho preto e chícharo). E assim nasceu o “Germinador Sorrisos”.

Neste momento, estão a decorrer diversas ações de divulgação em diversas escolas para dar a conhecer o “Germinador Sorrisos”, permitindo aos jovens preparar os seus próprios germinados e que os consumam também na cantina da escola.

Assim, 490 alunos de diversas instituições de ensino e campos de férias (Liceu Jaime Moniz, Colégio de Santa Teresinha, Campo de Férias do Diário de Notícias e Campo de Férias “os Traquinas” já conhecem o “Germinador Sorrisos” e já consomem os seus próprios germinados.


Cláudia Dias Ferreira
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.