1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

O Centro de Processamento da Castanha – Campanha 2015

cpc tanques da linha de esterilizacao
Tanques da linha de esterilização
cpc tapete de secagem
Tapete de secagem

A freguesia do Curral das Freiras é responsável por cerca de 50% da castanha produzida na Região.

Em 2002 é criado nesta freguesia o Centro de Processamento da Castanha (CPC), que tem por finalidade apoiar este sector produtivo, nomeadamente no que se refere à preparação do fruto para a sua comercialização.

Trata-se de uma estrutura que se encontra à disposição de todos os produtores de castanha da Região que queiram valorizar o seu produto de acordo com as novas exigências de mercado. 

A castanha que dá entrada no CPC começa por ser submetida a uma seleção comercial através de calibradores que dividem os frutos em 3 categorias: grada, média e miúda.

 
cpc calibrador
Calibrador

Segue-se então o processo de esterilização por choque térmico para controlo da praga “bichado da castanha”.

Antes da embalagem, os frutos passam por um tapete rolante com uma fonte de calor, de modo a retirar a água da sua superfície.

O início da atividade do CPC na campanha de 2015 ocorreu no dia 07 de outubro e decorrerá até ao final da época de produção. Até ao dia 20 de outubro, foram já processados 13.000 kg de castanha.

Divisão de Fruticultura
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.