1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (2 Votos)

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

As chuvas de Outono chegaram! E são uma boa notícia para todos e em particular para os agricultores, pois, embora a chuva perturbe ou por vezes atrase a realização das operações agrícolas, ela é absolutamente necessária para esta atividade.

As recentes chuvas deixaram os terrenos em ótimas condições para a operação de mobilização para acolher as sementeira e/ou plantações da campanha agrícola de outono/inverno.

A temperatura do ar continua bastante amena, nalguns sítios ainda com valores a fazer lembrar o verão, embora se preveja para os próximos dias uma ligeira redução das temperaturas mínimas.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Até ao fim do período coberto pelas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a ocorrência persistente de chuva, sendo forte a muito forte nos dias 15 e 16. Assim, recomenda-se aos bananicultores que procedam à tarefa de tutoramento das bananeiras e à colocação da manga plástica para proteger o cacho do impacto direto da chuva e do vento.

Outra operação que se recomenda nesta época do ano, aproveitando as chuvas, é a operação de correção da acidez do solo. Sendo os solos da Ilha da Madeira na sua generalidade ácidos, para obter boas colheitas é fundamental que este factor seja anulado. Relembra-se que para o cálculo da quantidade a aplicar é necessário proceder à realização de análises laboratoriais do solo.

Os agricultores que desejem que seja realizada análise do solo da respetiva exploração agrícola, deverão solicitá-lo através de qualquer um dos contactos abaixo indicados.

Para mais informação relativamente a questões de caráter técnico relacionado com a produção agrícola deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.