1 1 1 1 1 Pontuação 4.00 (3 Votos)

Capturas acidentais na Madeira

ranzania laevis
Ranzania laevis (Pennant, 1776)
anjo do mar
Embarcação Anjo do Mar

Na sequência da apresentação de exemplares invulgares (DICA n.os 112, 114 e 123), mostramos nesta edição mais dois exemplares capturados por barcos de pesca ao peixe-espada preto, durante o ano de 2012.

Ranzania laevis é uma espécie da família Molidae, caraterizada por apresentar uma forma corporal peculiar, sem barbatana caudal, que foi reabsorvida durante a metamorfose e substituída por uma estrutura denominada clavus.

Este espécimen media 45cm de comprimento total e pesava 2,304kg. Foi capturado pela embarcação Anjo do Mar.

As barbatanas dorsais e anais são similares em forma e estão posicionadas na parte de trás do corpo. Barbatanas pélvicas ausentes; os olhos e a boca são pequenos.

São nadadores lento, e alimentam-se de medusas, algas, crustáceos e larvas de peixes. Podem atingir 100 cm de comprimento.

É uma espécie oceânica epipelágica, cosmopolita, habitando águas tropicais e temperadas.

 
coryphaenoides thelestomus
Coryphaenoides thelestomus (Maul,1951)
ricardo cristina
Embarcação Ricardo Cristina

Este raro exemplar de Coryphaenoides thelestomus, com 999 gramas de peso e 57,7cm de comprimento total foi capturado pela embarcação Ricardo Cristina.

Esta espécie apresenta cabeça com boca e olhos grandes. O corpo é relativamente delgado e termina num pedúnculo caudal muito fino. A primeira barbatana dorsal é pequena e alta. A segunda barbatana dorsal funde-se com a barbatana caudal.

As escamas são muito pequenas, com numerosas espiculas afiadas. Apresenta coloração acastanhada. Alimentam-se de pequenos peixes, crustáceos e cefalópodes. Atingem cerca de 65 cm de comprimento.

É uma espécie bentopelágica subtropical e pode ser encontrada nas águas da Madeira e ilhas Canárias.

Referência bibliográfica:
FishBase (http://www.fishbase.org)
Encyclopedia of Life - Animals - Plants - Pictures & Information (http://eol.org/)


Graça Faria (texto)
Sofia Vieira (fotos)
Direção Regional de Pescas

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.