1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

Apesar de ter chovido com alguma frequência na costa norte da Ilha da Madeira nas últimas semanas, o mesmo não aconteceu na vertente sul da ilha. Aqui, e nas estações meteorológicas onde é medida a Evapotranspiração Potencial (ETP), o valor registado durante a passada semana foi superior ao valor da precipitação na totalidade das estações meteorológicas. Considerando que este parâmetro (ETP) indica a quantidade de água perdida pelo solo e pelas plantas, através do fenómeno da evaporação e da transpiração, significa que é necessário repor o nível de água perdido, ou seja, para o desenvolvimento normal das plantas, sejam hortícolas, florícolas ou frutícolas, é imperioso continuar a administrar água, pela operação de rega.

Sem que se tenha dados concretos dos valores da precipitação, observa-se que a chuva que caiu durante o mês de setembro está abaixo dos valores normais para este mês, pelo que se volta a sensibilizar os agricultores para a necessidade imperiosa de racionalizarem o uso da água, sendo isso possível, apenas, com a adoção de sistemas de rega em que a água é conduzida sob pressão: gota a gota, aspersão, microaspersão ou outro.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

As temperaturas continuam bastante amenas, quase ao nível das que ocorrem em pleno verão, e as previsões para os próximos dias apontam para a manutenção de valores elevados de temperatura e da humidade relativa do ar. Prevê-se mesmo a ocorrência de chuva forte no fim-de-semana. Estas condições continuam, pois, a ser propícias ao desenvolvimento de doenças provocadas por fungos e pragas, por isso, tal como nas últimas semanas, recomenda-se a adoção de medidas preventivas para minimizar os prejuízos nas culturas.

Para mais informação relativamente a questões de caráter técnico relacionado com a produção agrícola deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.