1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

Há um ditado popular madeirense que diz que o 1.º dia de agosto é o primeiro dia de inverno e, embora as temperaturas sejam de pleno verão, é um facto que nas primeiras semanas deste mês já ocorreu alguma precipitação, sendo mesmo significativa na costa norte da Ilha da Madeira (São Vicente e Santana) e na zona sudoeste (Achadas da Cruz). Netas zonas, os agricultores não enfrentam, para já, o problema de falta de água. No entanto, a precipitação que tem ocorrido a norte da Madeira e nas zonas montanhosas beneficia também os agricultores da vertente sul, graças à vasta rede de canais de condução da água, as levadas, uma extraordinária obra executada por gerações e gerações de madeirenses.

A chuva que tem caído nos últimos dias só não é benéfica para os produtores de uvas, dado poder provocar podridões nos cachos em plena fase de amadurecimento.

Como referido no início, as temperaturas registadas nas estações meteorológicas na passada semana foram altas, tendo a Madeira estado durante largos dias sob aviso amarelo. Como (quase) sempre, a estação da Ponta do Sol/Lugar de Baixo, registou o valor mais alto (31,3ºC) e a estação das Achadas da Cruz/Lombo da Terça o valor mais baixo (13,5ºC).

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

As previsões para os próximos dias apontam para a continuidade de aguaceiros na costa norte da Madeira, alternância de dias com chuva na zona leste e quase total ausência de precipitação na costa sul, pelo menos nas zonas mais baixas.

Continuam a verificar-se níveis muito elevados da radiação solar. Assim, alerta-se para que a atividade agrícola seja evitada durante o período compreendido entre as 12 horas e as 16 horas. Se tal não for possível, o agricultor deve proteger-se através da aplicação de protetor solar, chapéu e óculos de sol.

Para as zonas onde a chuva não tem sido suficiente para regar as culturas, mantêm-se as recomendações técnicas feitas nas últimas semanas, ou seja, regas adaptadas ao tipo de sistema radicular das plantas hortícolas, de maneira a maximizar a eficiência desta operação e poupando água. Na cultura da bananeira, os cachos de banana devem ser protegidos da exposição direta aos raios solares.

Para mais informação relativamente a questões de caráter técnico relacionado com a produção agrícola deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.