1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (2 Votos)

Combate à nova praga na cereja e outros frutos já tem pesticidas autorizados

figura1 Drosophila Suzukii adulto
figura2 larva na cereja

No início de maio passado, em cerejeiras e ginjeiras do Curral das Freiras e do Jardim da Serra, através de capturas em armadilhas e posterior identificação pelo Laboratório de Entomologia da Direção Regional de Agricultura, foi confirmada a presença de uma praga agrícola até então inexistente na ilha da Madeira ao nível destas fruteiras, a Drosophila Suzukii – “mosca da asa manchada”, cuja fêmea “pica” os frutos, desenvolvendo-se uma larva que conduz ao seu apodrecimento rápido e posterior queda.

Este pequeno inseto do grupo da mosca-do-vinagre, com cerca de 2-3 mm de comprimento, é originário do Japão, onde merece a designação de “mosca-da-cereja” (a verdadeira “mosca da cereja” é, porém, a Rhagoletis cerasi L.), precisamente devido aos danos que em particular provoca na cultura daquele fruto. Na Europa, a praga foi identificada pela primeira vez em 2008 e, no continente português, em 2012.

A praga, além das fruteiras em causa, pode atacar outros pequenos frutos (morango, amora, framboesa, mirtilo, etc.), como ainda a uva, a ameixa, o pêssego, o damasco, a maçã, o figo, o diospiro, o kiwi, a nêspera e até a anona.
Dada a elevada importância económica para a agricultura regional de muitas destas culturas, e ao facto de, à data, não existir em Portugal qualquer produto fitofarmacêutico homologado para combater a praga, a Direção Regional de Agricultura despoletou imediatamente um sistema de informação aos agricultores sobre o método de luta possível contra a mesma. A praga, sem pesticidas, só pode ser controlada através da designada «captura em massa», que consiste na colocação de armadilhas (garrafas) com uma mistura de atrativo - vinagre de sidra ou mistura de fermento de padeiro com açúcar.

 

Além do contacto direto com produtores, sobre a matéria foram publicadas notas com orientações técnicas neste boletim eletrónico, como preparado cartaz com explicação precisa sobre o único processo de controlo recomendado.

Quanto ao combate à Drosófila com produtos químicos, como problema que este ano já causara graves prejuízos na cultura da cerejeira no continente português, sabia-se que a Direção-geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a autoridade nacional em matéria fitossanitária, já vinha a avaliar, no âmbito dos designados Usos Menores (alargamento do espetro de pesticida existente para os fins visados), a possibilidade da utilização de certos fitofármacos.

Recentemente, veio então aquele organismo, após publicação no respetivo sítio eletrónico, autorizar a aplicação para esta luta específica (envolvendo a cereja, ameixa, amora, damasco, diospiro, framboesa, mirtilo e o morango), dois produtos comerciais, o Karate Zeon (Syngenta) e o Epik (Sipcam), com doses e intervalos de segurança previamente testados e calculados para cada cultura.

A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas congratula-se com este facto, dado que estes produtos fitofarmacêuticos permitirão, senão resolver, muito atenuar os eventuais danos que a praga possa provocar na agricultura local.

Nas fruteiras ainda sem esta alternativa, os agricultores deverão seguir o método de “captura em massa” aconselhado.

A Direção Regional de Agricultura não vai deixar de estar muito atenta à evolução da praga, estando nomeado um grupo de trabalho para a sua monitorização e estudar outras possíveis soluções para a minimização do seu impacto, de preferência com recurso a processos biológicos.

Paralelamente, já durante esta semana, além de outra informação, começou a ser distribuído para afixação e divulgação em todas as freguesias da RAM um cartaz com os novos dados para fazer face aos eventuais ataques da “Mosca da asa manchada”.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.