1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (2 Votos)

O trio refrescante – melancia, melão e meloa

trio refrescante1 Com a chegada do Verão, e claramente do calor, chegam também as frutas que nos refrescam e hidratam e que têm um sabor e aroma incontornáveis. Falamos do trio melancia, melão e meloa.

Estas três frutas pertencem à família Cucurbitaceae e, no que toca à sua valorização nutricional, destacam-se pelo seu elevado teor de água, superior a 90%, e um baixo teor de açúcares, menos de 6%, que se traduz num baixo teor energético, de apenas 20 a 30 kcal por 100g.

São considerados diuréticos, uma vez que reduzem a retenção de líquidos, diminuindo assim os níveis de ácido úrico e melhorando o funcionamento dos rins. Apresentam também propriedades depurativas, que ajudam a eliminar substâncias residuais através da urina.

Em termos vitamínicos, são uma boa fonte de vitamina A, sob a forma de betacaroteno, que é benéfico para a visão, confere elasticidade à pele, aumenta a imunidade, favorece o brilho do cabelo, fortalece as unhas e atua no metabolismo das gorduras.

 

Nesta época do ano, têm ainda a vantagem acrescida de favorecer o bronzeado da pele, o que ajuda a proteger dos raios solares. Contêm ainda vitamina C, importante antioxidante benéfico para o sistema imunitário. O seu teor de pectina, uma fibra que forma um gel no interior do intestino e promove a motilidade deste, ajuda a controlar o apetite e os níveis de colesterol do sangue.

E, afinal, qual dos três é o melhor em termos nutricionais? Poderíamos considerar a melancia pelos seus tons fortes, mas é justamente a que possui menos fibra, vitamina C, carotenos e, consequentemente, menos vitamina A, mas também menos potássio. O teor de magnésio e ferro são semelhantes.

Destacando alguns aspetos individuais destas frutas, o melão e a meloa primam pelo seu teor de potássio, que tem um papel fundamental na função cardíaca e contração muscular, sendo por isso recomendados para pessoas sob medicação diurética, por exemplo, doentes cardíacos, hepáticos e com cálculos biliares. A melancia é ainda uma boa fonte de vitamina B6, e a sua cor deve-se ao lico¬peno, um potente antioxidante, que em conjunto com os carotenos e vitamina C presentes são importantes na proteção celular. Esta fruta traz ainda benefícios específicos para a saúde cardiovascular e para os homens com disfunção eréctil, graças ao seu teor de citrulina, um fitonutriente que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos.

Aproveite o verão e hidrate-se!


Cláudia Melim
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Nutricionista

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.