1 1 1 1 1 Pontuação 4.60 (5 Votos)

Proteção integrada – estimativa do risco

estimativa do risco1
Observação visual

A estimativa do risco, conforme já descrito em edição anterior (DICA n.º 54/2014) é obtida através da avaliação quantitativa de inimigos das culturas e análise da influência de certos factores nos prejuízos que possam causar. Recorre-se à utilização de técnicas de amostragem diretas (observação visual) e indiretas (captura de pragas e de auxiliares entomófagos através da técnica das pancadas e de armadilhas).

A observação visual consiste, na quantificação periódica de pragas, doenças e auxiliares, através da observação directa de um certo número de órgãos vegetais. A periodicidade, o tipo e o número de órgãos a observar variam com a cultura, o inimigo, a época de observação e a existência de risco.

A técnica das pancadas cinge-se à captura de pragas (ex.: antónomos-da-macieira e a psila-da-pereira) e auxiliares (ex.: coleópteros, himenópteros e neurópteros) difíceis de observar de outro modo, efetuando três pancadas rápidas e secas em dois ramos de um determinado número de árvores. Procede-se às capturas com um dispositivo em forma de funil, de tecido muito liso e resistente, montado numa armação, com uma abertura superior e munido na sua base de um frasco de vidro ou de um saco de plástico.

 
estimativa do risco2
Técnica das pancadas

A técnica das pancadas tem particular interesse para as culturas arbóreas.

A utilização de armadilhas permite, obter informação acerca da época de aparecimento e provável actividade de pragas e/ou auxiliares. Também possibilita prever o início e o pico do voo das pragas.

Existem diferentes tipos de armadilhas que abordar-se-á oportunamente.


Bibliografia consultada:
Produção integrada da cultura de citrinos / Miriam Cavaco, Fátima Calouro. Oeiras: DGPC, 2005. 158 p. (Divulgação, ISSN 0872-3249; 277). ISBN 972-8649-44-4.


Paula Rocha
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.