1 1 1 1 1

1.ª Semana das Sidras da Madeira ganha "gás"

semana das sidras1 Segunda-feira, na sede do Clube Desportivo dos Prazeres, teve início a 1.ª Semana das Sidras da Madeira, cuja cerimónia de abertura foi presidida pelo Secretário Regional de Agricultura e Pescas e pelo Presidente da Câmara Municipal da Calheta. Após palavras de ambos sobre a importância da sidra no contexto da produção agrícola da Região, e da realização do evento em causa, seguiu-se uma palestra da Eng.ª Ana Soeiro, Secretária-geral da Qualifica-Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses, com o tema «As Sidras da Madeira e o Futuro».

A certamente mais reputada especialista em Portugal, com reconhecimento internacional, nas áreas da valorização e da defesa dos produtos tradicionais europeus e, especialmente, dos portugueses, discorreu sobre as vantagens dos produtores de sidra da Madeira organizarem-se e canalizarem esforços para que esta bebida venha a ser reconhecida pela União Europeia como uma Indicação Geográfica Protegida (IGP).

A apresentação muito cativou uma plateia com mais de 60 presentes, incluindo muitos produtores de sidra, de todas as áreas em que esta assume maior significado (Santo da Serra, Jardim da Serra, Camacha, São Roque do Faial e Prazeres).

No dia seguinte, 23 de junho, decorreu o 1.º Concurso das Sidras da Madeira, cujo objetivo é premiar, promover, valorizar e divulgar as sidras produzidas em diferentes áreas geográficas da ilha da Madeira. À disputa foram apresentadas 27 sidras diferentes (os resultados serão divulgados na próxima edição do DICA).

Mas a 1.ª Semana das Sidras da Madeira continuará a ganhar "gás" até ao próximo domingo, dia 28 de julho.

 

semana das sidras2 Para os dias 24 e 25 de junho, está organizado um circuito gastronómico em que a sidra será o produto rainha, o qual contará com os seguintes restaurantes aderentes: Prazeres Rurais, O Parque, Olhar do Campo, Solar dos Prazeres, Saloio e Hotel Jardim Atlântico.

Já de 26 a 28 de junho, em pavilhões próprios dispostos no adro da Igreja Paroquial dos Prazeres, os visitantes poderão degustar as diferentes sidras madeirenses presentes.

Se é apreciador de sidra, e de tudo o que esta envolve, não perca os múltiplos atrativos que o programa da 1.ª Semana das Sidras da Madeira oferece, ao qual não faltarão adicionalmente momentos de pura expressão cultural (Marchas de São João dos Prazeres e Leilão de Galos), musicais (concertos dos Blend, dos Grumpies, de Carlos Santos e ainda a atuação do DJ Maciel Ferreira) e de humor (espetáculo dos 4Litro).

A 1.ª Semana das Sidras da Madeira, é uma organização conjunta da Confraria Gastronómica da Madeira, da Quinta Pedagógica dos Prazeres e da Câmara Municipal da Calheta – que assume a respetiva direção. Com a iniciativa, é visado alavancar um projeto comum e estruturado para a proteção e valorização das sidras produzidas em diferentes áreas geográficas da ilha da Madeira.

 

Regina Pereira
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.