1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (4 Votos)

Presidente da Região Autónoma do Príncipe visitou o Centro de Desenvolvimento de Fruticultura Subtropical

visita presidente principe A Ilha do Príncipe é uma parcela do arquipélago de São Tomé e Príncipe, um dos países insulares do continente africano. Assume uma área de 142 Km² e localiza-se a nordeste da Ilha de São Tomé, afastadas por uma distância de 145 km. São Tomé e Príncipe foi uma das primeiras colónias portuguesa em África.

A economia de São Tomé e Príncipe ainda hoje é marcada pela forte ligação à produtividade agrícola e também dependente da ajuda externa. Essa condição de dependência leva-a a adotar modelos de desenvolvimento semelhantes aos utilizados pelas organizações mundiais.

O cultivo de cacau continua a ter uma relevância significativa na economia local, representando um valor relativamente elevado na taxa de exportação em relação aos outros produtos agrícolas. Apesar das condições favoráveis para plantação de variadas espécies agrícolas os agricultores da Ilha do Príncipe enfrentam dificuldades oriundas da separação da capital São Tomé pelo Oceano Atlântico, com constrangimento para o escoamento dos produtos a outros mercados consumidores.

 

No passado dia 22 de junho, o presidente do Governo Regional desta ilha, José Cardoso Cassandra, incluiu no seu périplo à Madeira uma visita ao Centro de Desenvolvimento de Fruticultura Subtropical, nas Quebradas, São Martinho. Demonstrando grande interesse por tudo o que lhe foi mostrado e explicado, José Cassandra considerou muito importante a gestão de viveiros e os conhecimentos técnicos aplicados no Centro de Fruticultura Subtropical, quer ao nível da seleção de variedades quer ao nível das técnicas de produção de fruteiras, nomeadamente sementeira e enxertia.

De igual forma, o governante da ilha que manteve o nome atribuído por D. João II, revelou o interesse na realização de um intercâmbio através da vinda de técnicos da Ilha do Príncipe, com vista ao incremento do conhecimento técnico e de modo a promover a divulgação de espécies frutícolas com maior potencial produtivo junto dos agricultores locais.

A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural disponibilizou-se, desde logo, a prestar todo o apoio que esteja ao seu alcance à agricultura da ilha do Príncipe.

 

Divisão de Fruticultura
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.