1 1 1 1 1 Pontuação 3.25 (4 Votos)

A poluição da água de rega e as suas consequências

poluicao agua de rega1 Quando falamos de regadio, não é só a quantidade de água usada em cada rega que define a produção agrícola. De facto, a boa qualidade da água de rega também é fundamental para garantir boas colheitas.

A água que corre nas levadas, com origens naturais, possui características que a tornam adequada à irrigação. Contudo, ao longo do seu percurso, desde a origem até à parcela do agricultor, esta pode vir a sofrer alterações prejudiciais à sua qualidade, devido à introdução ilegal e negligente de águas residuais domésticas nos canais de rega.

Estas águas residuais domésticas - que se compõe de uma mistura de água com detergentes, lixívias, sabões, restos alimentares e dejetos de animais, em concentrações variáveis - aumentam drasticamente os níveis de salinidade, de cloro, de fósforo, de nitratos e de microrganismos prejudiciais na água de rega, levando a uma diminuição do crescimento das plantas e das produções obtidas. Quando as concentrações são muito elevadas poderá até levar à perda da totalidade da produção agrícola.

Adicionalmente, estes compostos nocivos vão-se acumulando no solo, alterando as suas propriedades físicas, químicas e biológicas, inibindo a absorção de nutrientes fundamentais ao bom crescimento das plantas e reduzindo a atividade das bactérias benignas existentes no solo, criando assim condições para a proliferação de determinadas doenças e pragas das culturas.

 

poluicao agua de rega2

Há quem argumente que os dejetos dos animais sempre foram usados como "guano" para fertilizar os solos e, como tal, a introdução destas substâncias na água de rega seria benéfica. Tal afirmação é falsa, pois para serem úteis, estes "guanos" devem ser curtidos previamente e a aplicação deve ocorrer algumas semanas antes da plantação. Caso contrário, os dejetos serão prejudiciais, pois introduzem microrganismos patogénicos e sementes de plantas infestantes no local e, no processo de fermentação, podem queimar as plantas.

As águas residuais domésticas devem ser canalizadas para as redes públicas de drenagem de águas residuais ou para as fossas sépticas. As levadas não podem funcionar como canais de escoamento de águas poluídas.

Lembre-se: a função das levadas é transportar água de rega para benefício das populações!


ARM, SA

Comentários  

# Raul Teixeira 24-06-2015 22:52
Considero de extrema IMPORTANCIA estas "dicas" a funcionarem como alerta mas, desta forma torna-se insuficiente uma vez que apenas uma pequena parte da população é que utiliza este meio pelo que, lanço uma sugestão no sentido de se realizarem penos programas televisivos no sentido de forma informativa e repetitiva se alerte a população em geral para os cuidados a ter no sentido de deixarmos à geração futura, uma natureza menos poluída.
Responder | Responder com citação | Citar

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.