1 1 1 1 1 Pontuação 4.50 (2 Votos)

sabia que

- O cultivo e consumo da batata-doce de polpa alaranjada tem permitido prevenir problemas dos olhos provocados pela falta de vitamina A em 1,8 milhões de crianças de Moçambique e de outros países africanos. Por trás deste projecto está a Organização Helen Keller International (HKI) que, por este trabalho, foi galardoada em 2009 com o prémio António Champalimaud de Visão.

A falta de vitamina A é a principal causa de cegueira infantil nos países em desenvolvimento. Calcula-se que, em todo o mundo, 127 milhões crianças precisem de receber este nutriente. Entre 250 mil a meio milhão delas ficarão cegas.

A Organização HKI tem programas de distribuição de vitamina A a menores e a grávidas em 13 países africanos e cinco asiáticos. Além de prevenirem a cegueira, combatem a má nutrição e ajudam a reforçar as defesas imunitárias dos mais novos, reduzindo a mortalidade infantil, as diarreias e as infeções.

Neste programa de incentivo ao consumo de batata-doce, as sementes são enriquecidas com o dobro da dose diária de vitamina A recomendada e a sua cor e textura alteradas para se tornarem mais apetecíveis para as crianças. A organização não atua diretamente mas dá formação e treino a pessoas e organizações não-governamentais e religiosas no terreno para incentivarem o uso desta raiz.

- Dependendo da variedade, entre as cerca de 400 conhecidas, a pele e polpa da batata-doce pode variar numa gama de branco, amarelo, laranja, rosa e roxo, apesar das cores branco e amarelo ou laranja serem as mais comuns. A intensidade da cor está diretamente relacionada com o índice de betacaroteno que possui. O betacaroteno, mais presente na variedade amarela ou cor de laranja, é utilizado pelo nosso organismo para produzir vitamina A, sendo por isso denominado de "provitamínico A". As variedades com polpa rosa ou roxa, por outro lado, são uma boa fonte de antocianinas e têm a mais alta taxa de antioxidantes entre todas as espécies. Num estudo efetuado para esse efeito, a actividade antioxidante da batata-doce de cor roxa foi 3,2 vezes superior ao do mirtilo. Curiosamente, a actividade antioxidante na pele da batata-doce, independentemente da sua cor, é três vezes mais elevada do que na polpa.

- No Japão, quando se viaja para outras regiões do país, é um costume muito comum comprar lembranças típicas desses locais para amigos e familiares. Pensando nessa tradição, a Nestlé criou 19 novos chocolates "Kit Kat" com sabores típicos de 15 das 47 províncias japonesas. A ideia é fazer com que o turista compre um "Kit Kat" de determinado lugar e o dê como presente a conhecidos. Entre os novos sabores, há o de batata-doce, produto típico de Okinawa, o de melão, de Tochigi, e o de chá verde, de Kyoto.

- Um trava-línguas brasileiro "brinca" com a palavra batata-doce: à pergunta "Qual é o doce que é mais doce que o doce de batata-doce?", responde-se "O doce que é mais doce que o doce de batata-doce é o doce que é feito com o doce do doce de batata-doce".

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.