1 1 1 1 1 Pontuação 3.67 (3 Votos)

A ferrugem da figueira

fig1 fig2
Figura 1 - folha de figueira com manchas acastanhadas na página superior Figura 2 - página inferior de uma folha de figueira com pústulas pulverulentas castanhas

O fungo que provoca a ferrugem da figueira é o Cerotelium fici. Na Região Autónoma da Madeira, este fungo apenas infeta esta fruteira.

Os primeiros sintomas desta doença caracterizam-se pelo aparecimento de manchas pequenas, amarelas a amarelo-esverdeadas. Estas lesões aumentam de tamanho e adquirem coloração acastanhada, rodeadas de um halo vermelho (Fig. 1).

Na página inferior das folhas, surgem pequenas pústulas do fungo que ao rebentar libertam um pó castanho, os esporos do fungo (Fig. 2). Em casos de fortes infeções, as folhas ficam amarelas e a acabam por cair (Fig. 3). Com esta desfoliação, as árvores perdem o vigor vegetativo e, como consequência, ocorrem perdas na produção.

O ciclo de vida desta ferrugem não é completamente conhecido. Admite-se que o fungo C. fici hiberna durante o Inverno nas folhas caídas, a partir das quais vão infetar, na Primavera seguinte, as folhas jovens em desenvolvimento.

 
fig3
Figura 3 - amarelecimento das folhas e desfoliação da figueira

Esta doença é favorecida pelo mau arejamento da copa da árvore e presença de uma película ("filme") de água à superfície das folhas. A dispersão do fungo é feita essencialmente pela água da chuva e de rega.

No nosso país, não existem fungicidas homologados para o combate desta doença, pelo que o seu controlo baseia-se essencialmente na aplicação de medidas culturais. Assim, é muito importante promover o arejamento da copa da árvore, evitando-se humidade à superfície das folhas. Uma outra medida cultural importante é a remoção das folhas infetadas que ainda estão na árvore, bem como das folhas infetadas caídas no solo, reduzindo-se deste modo a quantidade de inóculo.

 

Duarte Sardinha
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural