1 1 1 1 1 Pontuação 4.00 (4 Votos)

A proteção integrada nos citrinos – as principais pragas e doenças

gomose 
 Gomose
 fumagina
 Fumagina

No controle de pragas e doenças nos citrinos é essencial realizar a monitorização sistemática das parcelas.

É aconselhável privilegiar as medidas indiretas de caráter preventivo e que originem as condições desfavoráveis ao desenvolvimento dos inimigos da cultura.
Deve-se dar prioridade a métodos de controlo que permitam a preservação dos inimigos naturais e que contribuam para a introdução de espécies predadoras e parasitóides (luta biológica).

A gomose é uma doença fúngica que provoca a exsudação de goma, o escurecimento dos tecidos localizados abaixo da casca, a clorose intensa das folhas e as lesões no tronco.

Para controlar a gomose, recomenda-se utilizar porta-enxertos tolerantes e/ou resistentes (luta genética); evitar solos pesados e mal drenados; enxertar as plantas a uma altura de 30 a 40 cm acima do solo; evitar a humidade junto ao colo das plantas; evitar as adubações nitrogenadas exageradas; pincelar o tronco e a base do ramo com um fungicida preventivo ou pasta bordalesa antes do início da estação chuvosa; e ainda evitar ferimentos durante as operações culturais.

O cancro cítrico é uma doença causada por uma bactéria, que provoca lesões nas folhas, frutos e ramos e, consequentemente, a queda de folhas e frutos e de produção. A prevenção é a melhor arma contra o cancro cítrico e deve ser feita na implantação ou renovação do pomar, com a utilização de plantas sãs e a instalação de quebra ventos.

A tristeza é uma doença causada por um vírus que circula na seiva da planta, provocando sintomas de nanismo e hipertrofia.

O controlo é feito pela eliminação das plantas doentes e, uma vez que a doença é transmitida por afídeos, deve-se controlar estes insetos no pomar.

A fumagina é uma doença causada por fungos que recobrem folhas, ramos e frutos.

A poda de limpeza e o controlo das cochonilhas são medidas essenciais para evitar e/ou controlar a doença, dado que estas produzem secreções açucaradas para o desenvolvimento do fungo.

 
acaros afideos psila
Ácaros   Afídeos Psila 

Entre as pragas dos citrinos, destacam-se os ácaros e o aranhiço vermelho, que comprometem a aparência externa do fruto e a redução do seu peso e, consequentemente, o seu valor comercial; os afídeos, que causam o encarquilhamento das folhas e o aparecimento da fumagina; as cochonilhas, um inseto que suga a seiva da planta e injeta toxinas, provocando o surgimento da fumagina; a mosca branca, que se encontra na face inferior das folhas em forma de flocos semelhantes a algodão; a mosca do mediterrâneo, cujas larvas consomem a polpa do fruto e proporcionam uma porta de entrada a microrganismos; a lagarta mineira, que provoca a formação de galerias e o encarquilhamento das folhas; a traça do limoeiro, com a lagarta a alimentar-se dos botões florais e destruindo-os; e ainda a psila dos citrinos, que provoca a deformação grave e a clorose das folhas mais jovens.

 

Bibliografia consultada:

Produção integrada da cultura de citrinos / Miriam Cavaco, Fátima Calouro. Oeiras: DGPC, 2005. 158 p. (Divulgação, ISSN 0872-3249; 277). ISBN 972-8649-44-4.

 

Paula Rocha
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

 

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190

Comentários  

# carlos fintelman 10-05-2015 12:28
Bom dia, gostaria de saber como combater a FUMAGINA do limoeiro
Responder | Responder com citação | Citar
# samuel resende 20-06-2015 15:55
bom dia, plantei algumas mudas de laranja e limao em meu sitio, porem elas estao morrende outras apresentando afideos, escurecimento das folhas e manchas so que essas manchas tambem te no pessegueiro que tambem plantei, vou jogar um veneno chamado K-Otrine.Estou com medo de nao resolver,estou aguardando sua resposta. Obrigado, Samuel Resende.
Responder | Responder com citação | Citar
# henrique rodrigues 31-08-2015 10:47
Bom dia , gostaria de saber qual o tratamento a faser a uma laranjeira que está a definhar, tudo indica que irá secar, tem as laranjas carregadas de uma cochonilha que deverá ser isso que provoca o mal. muito obrigado, Olhos de Agua, Palmela
Responder | Responder com citação | Citar
# DRADR 01-09-2015 11:43
Bom dia.

São várias as doenças, pragas e problemas edafoclimáticos que podem afetar as culturas, os citrinos no caso concreto.

Na presença de um problema, os procedimentos a efetuar dependem do correto diagnóstico, o que implica geralmente a deslocação de um técnico ao local, bem como a colheita de material para análise laboratorial.

Aconselha-se, por isso, o contacto com os serviços técnicos.

Em relação às cochonilhas (geral), existem no mercado vários produtos químicos de uso profissional homologados para os citrinos, entre os quais produtos com óleo de verão, a substância ativa autorizada no âmbito da proteção integrada.

Contudo, há que ter presente que as medidas culturais (poda de limpeza e arejamento, regas moderadas, adubações corretas, etc.) são fundamentais para evitar o surgimento e propagação da praga.

Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura.
Responder | Responder com citação | Citar
# Arnaldo Matos 06-09-2015 11:11
Recomende um produto que actue nas principais pragas .

Grato.
Responder | Responder com citação | Citar
# DRADR 08-09-2015 10:45
Bom dia.

Para o efeito, pode consultar o texto "Produtos homologados para a cultura dos citrinos", através da ligação: http://www.sra.pt/dica/index.php/producao-vegetal/produtos-homologados/1058-produtos-homologados-para-a-cultura-dos-citrinos.

Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura.
Responder | Responder com citação | Citar

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.