1 1 1 1 1 Pontuação 1.00 (2 Votos)

O falso mal do Panamá

Os sintomas externos do Falso Mal do Panamá podem ser confundidos facilmente com o verdadeiro Mal do Panamá, provocado pelo fungo Fusarium oxysporum f.sp. cubense (Foc).

Na maioria dos casos é evidente um amarelecimento gradual das folhas mais velhas para as mais novas, contrastando com o verdadeiro Mal do Panamá, em que este fenómeno ocorre da folha mais nova para as mais velhas, secando-se a planta em poucas semanas.

No caso do Falso Mal do Panamá, na maioria das vezes, ocorre o nascimento de novas folhas, obtendo-se no entanto cachos mais pequenos e delgados do que habitualmente. As plantas afetadas encontram-se dispersas, e não localizadas numa mancha bem definida.

Até ao momento não se isolaram quaisquer agente patogénico das plantas afectadas pelo Falso Mal do Panamá, logo, a sua propagação através das ferramentas utilizadas nas práticas culturais não ocorre mas, de qualquer forma, é aconselhável a desinfecção dos utensílios, especialmente os de corte, ao passar de uma planta para outra. As causas desta doença estão relacionadas com stress sofrido pela planta, sendo mais frequente a sua incidência durante o Inverno.

No entanto, além das temperaturas baixas, outros fatores contribuem para causar stress à bananeira, como a falta de água (Invernos secos), os nematodes, o desequilíbrio nutricional ou o encharcamento do solo.

Estudos recentes indicaram que a presença de nematodes no solo, por si só, não é suficiente para causar a doença, mas em combinação com os factores ambientais que colocam a planta em stress, podem ser a causa, mas ainda não existe investigação que corrobore esta hipótese.

 

Esta situação surge mais frequentemente durante o primeiro ciclo produtivo, após a primeira plantação, e pode ser evitada através da utilização de ferramentas como análises de solo e de nemátodes e práticas agrícolas corretas (boa preparação do solo antes da plantação, rega e fertilização adequada) para reduzir os fatores de stress e proporcionar um desenvolvimento equilibrado às plantas jovens.

As situações que foram identificadas e acompanhadas na Região permitem-nos afirmar que, na grande maioria dos casos, os sintomas desaparecem no 2.º ano de produção, desde que as causas atrás apontadas sejam corrigidas.

falso mal1 falso mal2

Falso Mal do Panamá: aspeto do pseudotronco

(Fotos: Alexandra Azevedo)

Bibliografia: Beer, Hernández y Sabadel, "Enfermedad del Falso mal de Panamá en Banano", Enfermedades de Musa: Hoja Divulgativa No. 9, INIBAP.

 

Bruno Silveira
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural