1 1 1 1 1 Pontuação 3.38 (8 Votos)

As principais pragas e doenças na cultura da cerejeira

cerejeira1
Ramo atacado por piolhos

As plantas são atacadas por pragas e doenças que as enfraquecem e podem mesmo provocar a sua morte. Na cultura da cerejeira as principais pragas e doenças são as seguintes:

- Mosca da fruta (Ceratitis capitata Wield), que ataca os frutos, apodrecendo-os.
Os meios de controlo são a sua captura através de armadilhas, a destruição de hospedeiros alternativos e a limpeza de toda a fruta que cai no pomar.

- Afídeos ou piolhos (Myzus cerasi (F.)) – piolho negro da cerejeira), que se alimenta das folhas e dos jovens rebentos, enrolando as folhas e enfraquecendo as plantas.
Os meios de controlo são a captura em placas cromotrópicas amarelas e o tratamento químico com produtos homologados, logo no seu aparecimento.

- Larva lesma (Caliroa cerasi L.), que se alimenta das folhas e enfraquece as plantas.
Os meios de controlo são tratamentos químicos à base de enxofre em pó, após a colheita dos frutos.

- Nemátodos (Pratylenchus, Criconemoides, Helicotylenchus e Xiphinema), que são seres microscópicos que se alimentam das raízes e podem transmitir vírus, reduzindo o vigor e a produção das plantas e podendo eventualmente causar a sua morte.
Os meios de controlo são a utilização de compostos orgânicos, de modo a equilibrar a fauna do solo e, em casos graves, efetuar tratamentos químicos.

- Cancro bateriano (Pseudomonas sp.), que provoca a secura apenas de um ramo ou mesmo do tronco, quando o ataque circunda a árvore, ocorrendo a morte. Na Primavera e Verão verifica-se a saída de goma, à volta dos gomos, e as árvores mais jovens (5 a 6 anos) são as mais sensíveis.
Deve-se podar os ramos atacados abaixo do ataque e desinfetar as feridas com uma pasta cúprica. Deve-se ainda efetuar tratamentos de Inverno com produtos à base de cobre, como a calda bordalesa.

 
cerejeira2
Larva lesma em folha de cerejeira

- Doenças provocadas por fungos (Fusarium sp, Cylindrocarpon destructans, Stemphilium botryosum e Armillaria mellea), que enfraquecem as plantas e este último fungo pode mesmo provocar a morte de plantas, desenvolvendo-se normalmente nas raízes.

Medidas gerais de controlo:

  • Aumento da "carga" biológica no solo através da incorporação de grandes quantidades de composto;
  • Corrigir a acidez do solo, tanto em pomares novos como em pomares em produção;
  • Não replantar árvores novas junto de árvores afetadas pelo cancro bacteriano;
  • Desinfetar sempre as ferramentas utilizadas nos pomares;
  • Sempre que realizada alguma poda, a ferida deve ser coberta por um fungicida cúprico (ou outro);
  • Racionalizar as fertilizações azotadas;
  • Afastar as águas superficiais e de rega do colo do tronco das árvores;
  • Manter uma boa drenagem do solo;
  • As plantas atacadas devem ser arrancadas e queimadas, tendo o cuidado de retirar os restos de raízes da terra. A cova formada pela extração da árvore deve ficar aberta até ao ano seguinte;
  • Proceder à limpeza e controlo de ervas daninhas à volta do tronco;
  • Promover a entrada de luz no pomar (compasso de plantação alargado);
  • Não efectuar tratamentos à floração para não afectar as abelhas.

Fonte: Powerpoint apresentado pelo Eng. Luís Dantas em Fevereiro de 2014 no Jardim da Serra.

(Fotos: retiradas da net)

 

Maria da Graça Correia de Freitas Aguiar
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentários

# Renata 17-02-2015 21:57
Olá:
Tenho em minha casa duas árvores de cereja. Este ano elas floresceram muito e quando os frutos começaram a aparecer, nas folhas e nos frutos começou a aparecer uma "poeirinha" amarela, e secou todos os frutos. depoiis de todos os frutos secarem, as manchas amarelas das folhas tbém desapareceram.O que devo fazer? Obrigada
# DRADR 23-02-2015 10:58
Bom dia.

Embora seja difícil perceber do que se trata exatamente, a poeira amarela faz pensar em ferrugem, mas a cerejeira é pouco ou nada atacada por este fungo. Se fosse branca, poderia ser oídio.
De qualquer modo, é importante que faça um tratamento de inverno à base de cobre como, por exemplo, a calda bordalesa.

Para mais informações, poderá contactar a Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola, através do telefone 291 211 260 ou do correio eletrónico .

Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
# onorina faria 12-03-2015 19:34
Boa tarde
Tenho algumas cerejeiras que pela descrição
tem cancro bacteriano, pois os sintomas são exactamente iguais aos descritos em cima, gostava de saber como tratá-las e em que altura pois já pulverizei com cobre e a doença persiste Obrigada
# DRADR 24-03-2015 16:07
Boa tarde.

Em relação ao assunto exposto, será importante proceder a uma análise, de modo a confirmar que se trata deste organismo.
Em todo o caso, deverá fazer tratamentos com calda bordalesa após a poda das cerejeiras, repetindo se necessário.

Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
# paula pires 12-04-2015 18:43
boa tarde comprei uma cerejeira no horto há mais ou menos dois meses, planteia no canteiro do quintal (amadora) já rebentou toda com folhas verdes e até nasceram duas flores, mas nas folhas, algumas não em todas, apareceram pontinhos vermelhos, é natural ou será "doença" Obrigado
# DRADR 13-04-2015 11:26
Bom dia.

É difícil diagnosticar pela breve descrição e o ideal seria o envio de fotos dos sintomas.
Com base no descrito, aparenta ser a moniliose da cerejeira, uma doença provocada por um fungo.

Dos produtos indicados para combater esta doença, recomenda-se uma mistura de fluopirame com tebuconazol, duas substâncias ativas com ação curativa.

Para mais informações, poderá contactar a Direção de Serviços de Assistência Técnica e Experimentação Agrícola, através do correio electrónico .

Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
# Carlos Trigo 27-05-2015 16:33
Olá Paula,
Eu enxertei umas cerejeiras em Fevereiro e reparei hoje que algumas têm uns pontos vermelhos (entre 1 e 2 mm de diâmetro)no inicio das folhas. Já descobriste se é normal ou é alguma doença? Se é doença, qual foi o tratamento que fizeste?
Cumprimentos
# telmo 13-04-2015 21:07
Boa tarde a minha cerejeira esta a ficar como no ano anterior com as folhas encarcalhadas e com uns bichos tipo piolhos! no ano anterior secou me os poucos frutos que teve como posso prevenir e remediar este problema! tambem esta carregada de formigas
# DRADR 27-04-2015 16:13
Boa tarde.

Com base na descrição feita, e no pressuposto que é efetivamente um ataque de piolhos, o único produto que está homologado para combater esta praga na cultura da cerejeira tem a designação comercial de Teppeki e é distribuído em Portugal pela empresa Belchim, Crop Protection.

Quanto às formigas, essas não constituirão um problema se o piolho desaparecer.

Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
# Alvaro Dias Lopes 19-04-2015 15:22
boa tarde.
tenho 4 cerejeiras que todos os anos dão flor vingando depois o fruto,mas depois de alguns dias o fruto cai todo para o chão. agradecia que me infomase o que devo fazer.
Obrigado.
# DRADR 27-04-2015 14:18
Boa tarde.

As causas para tal situação podem ser várias e um diagnóstico correto só é possível com observação local e, eventualmente, com a realização de análises, pelo que se sugere que entre em contacto com a Divisão de Assistência Técnica, através do telefone 291 211 260 ou do telemóvel 963 820 356, de forma a agendar-se uma visita.

Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
# Rui Santos 24-04-2015 23:08
Bom Dia.
Tenho duas cerejeiras no quintal e ambas dão muita flor e após a limpeza da flor, grande parte das cerejas pequenas caiem e ficam apenas umas poucas.
Existe algum tratamento ou produto para prevenir esta queda precoce do fruto.
Obrigado.
# DRADR 27-04-2015 11:42
Bom dia.

Como referido anteriormente, é difícil fazer um diagnóstico apenas com os elementos apresentados, pelo que se sugere que entre em contacto com a Divisão de Assistência Técnica, através do telefone 291 211 260 ou do telemóvel 963 820 356, de forma a agendar-se uma visita.

Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
# cjjmateus 06-05-2015 15:25
Boa tarde,
Tenho duas cerejeiras plantadas com a distância de aproximadamente 3,5 m. Foram plantadas na mesma altura e têm perto de 5 anos. Todos os anos existe uma que floresce mais cedo. Este ano aconteceu o contrário, a que costuma ter um crescimento mais lento, já deu flor e a copa já se está a formar, a que todos os anos tinha um excelente crescimento, não deu flor e as folhinhas que estão a aparecer são muito pequeninas e poucas, além disso um dos ramos secou todo. Será que tem alguma doença? Estou um pouco preocupado. Agradecia caso seja possível uma ajuda. Muito obrigado. Cumprimentos
# artur meireles 27-05-2015 12:31
boa tarde
Tenho uma cerejeira branca cujos frutos,depois de estarem a meio do crescimento,criam uma auréola vermelha à volta do pé, que depois se estender a todo o fruto,e acaba por cair.
Gostaria que me indicassem o tratamento adequado pois,nos últimos dois anos nem uma cereja se aproveitou.Obrigado.
# João Augusto rito dias 25-06-2015 11:28
Tenho duas cerejeiras,sendo uma normal e outra de frutos pretos.
Acontece que este ano depois de criadas e quando foram colhidas verifiquei que tinham muitas delas um bichinho no interior tipolagarta pequenina
Já não tinha confiança para as comer
O que terá acontecido e como combater isto para o próximo ano?
Muito obrigado
# Direção Regional de Agricultura 15-09-2015 14:08
Boa tarde.

O "bichinho" parece corresponder à larva da mosca da fruta que, embora não seja muito frequente, ataca por vezes os frutos da cerejeira.

Depois do ataque, já não há nada a fazer. No entanto, porque normalmente o grau de infestação da mosca da fruta na cereja é tão reduzido, julga-se não se justificar a aplicação de qualquer produto para o seu combate, sendo os únicos produtos autorizados/homologados para o combate à praga nesta cultura são os iscos atrativos, em relação aos quais poder-se-á informar nas empresas especializadas.

Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura.
# Onorina Faria 05-07-2015 11:48
Boa tarde
gostava de saber qual é a altura ideal para a poda das cerejeiras.Obrigada
# Direção Regional de Agricultura 15-09-2015 14:17
Boa tarde.

Em primeiro lugar, a cerejeira não necessita de podas muito intensas, devendo-se eliminar apenas algum ramo mal dirigido. Na verdade, de maneira a evitar a propagação de doenças, nomeadamente o "cancro da cerejeira", quanto menores as feridas provocadas pelo corte de ramos melhor.

Caso seja mesmo necessário realizar algum corte, esse deve ser feito imediatamente antes da
rebentação das flores, ou seja, no fim do inverno/princípio da primavera.

Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura.

Comments are now closed for this entry