 |
Ramo atacado por piolhos |
As plantas são atacadas por pragas e doenças que as enfraquecem e podem mesmo provocar a sua morte. Na cultura da cerejeira as principais pragas e doenças são as seguintes:
- Mosca da fruta (Ceratitis capitata Wield), que ataca os frutos, apodrecendo-os. Os meios de controlo são a sua captura através de armadilhas, a destruição de hospedeiros alternativos e a limpeza de toda a fruta que cai no pomar.
- Afídeos ou piolhos (Myzus cerasi (F.)) – piolho negro da cerejeira), que se alimenta das folhas e dos jovens rebentos, enrolando as folhas e enfraquecendo as plantas. Os meios de controlo são a captura em placas cromotrópicas amarelas e o tratamento químico com produtos homologados, logo no seu aparecimento.
- Larva lesma (Caliroa cerasi L.), que se alimenta das folhas e enfraquece as plantas. Os meios de controlo são tratamentos químicos à base de enxofre em pó, após a colheita dos frutos.
- Nemátodos (Pratylenchus, Criconemoides, Helicotylenchus e Xiphinema), que são seres microscópicos que se alimentam das raízes e podem transmitir vírus, reduzindo o vigor e a produção das plantas e podendo eventualmente causar a sua morte. Os meios de controlo são a utilização de compostos orgânicos, de modo a equilibrar a fauna do solo e, em casos graves, efetuar tratamentos químicos.
- Cancro bateriano (Pseudomonas sp.), que provoca a secura apenas de um ramo ou mesmo do tronco, quando o ataque circunda a árvore, ocorrendo a morte. Na Primavera e Verão verifica-se a saída de goma, à volta dos gomos, e as árvores mais jovens (5 a 6 anos) são as mais sensíveis. Deve-se podar os ramos atacados abaixo do ataque e desinfetar as feridas com uma pasta cúprica. Deve-se ainda efetuar tratamentos de Inverno com produtos à base de cobre, como a calda bordalesa.
|
|
 |
Larva lesma em folha de cerejeira |
- Doenças provocadas por fungos (Fusarium sp, Cylindrocarpon destructans, Stemphilium botryosum e Armillaria mellea), que enfraquecem as plantas e este último fungo pode mesmo provocar a morte de plantas, desenvolvendo-se normalmente nas raízes.
Medidas gerais de controlo:
- Aumento da "carga" biológica no solo através da incorporação de grandes quantidades de composto;
- Corrigir a acidez do solo, tanto em pomares novos como em pomares em produção;
- Não replantar árvores novas junto de árvores afetadas pelo cancro bacteriano;
- Desinfetar sempre as ferramentas utilizadas nos pomares;
- Sempre que realizada alguma poda, a ferida deve ser coberta por um fungicida cúprico (ou outro);
- Racionalizar as fertilizações azotadas;
- Afastar as águas superficiais e de rega do colo do tronco das árvores;
- Manter uma boa drenagem do solo;
- As plantas atacadas devem ser arrancadas e queimadas, tendo o cuidado de retirar os restos de raízes da terra. A cova formada pela extração da árvore deve ficar aberta até ao ano seguinte;
- Proceder à limpeza e controlo de ervas daninhas à volta do tronco;
- Promover a entrada de luz no pomar (compasso de plantação alargado);
- Não efectuar tratamentos à floração para não afectar as abelhas.
Fonte: Powerpoint apresentado pelo Eng. Luís Dantas em Fevereiro de 2014 no Jardim da Serra.
(Fotos: retiradas da net)
Maria da Graça Correia de Freitas Aguiar Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
|
Comentários
Tenho em minha casa duas árvores de cereja. Este ano elas floresceram muito e quando os frutos começaram a aparecer, nas folhas e nos frutos começou a aparecer uma "poeirinha" amarela, e secou todos os frutos. depoiis de todos os frutos secarem, as manchas amarelas das folhas tbém desapareceram.O que devo fazer? Obrigada
Embora seja difícil perceber do que se trata exatamente, a poeira amarela faz pensar em ferrugem, mas a cerejeira é pouco ou nada atacada por este fungo. Se fosse branca, poderia ser oídio.
De qualquer modo, é importante que faça um tratamento de inverno à base de cobre como, por exemplo, a calda bordalesa.
Para mais informações, poderá contactar a Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola, através do telefone 291 211 260 ou do correio eletrónico datma.dradr.sra
Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Tenho algumas cerejeiras que pela descrição
tem cancro bacteriano, pois os sintomas são exactamente iguais aos descritos em cima, gostava de saber como tratá-las e em que altura pois já pulverizei com cobre e a doença persiste Obrigada
Em relação ao assunto exposto, será importante proceder a uma análise, de modo a confirmar que se trata deste organismo.
Em todo o caso, deverá fazer tratamentos com calda bordalesa após a poda das cerejeiras, repetindo se necessário.
Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
É difícil diagnosticar pela breve descrição e o ideal seria o envio de fotos dos sintomas.
Com base no descrito, aparenta ser a moniliose da cerejeira, uma doença provocada por um fungo.
Dos produtos indicados para combater esta doença, recomenda-se uma mistura de fluopirame com tebuconazol, duas substâncias ativas com ação curativa.
Para mais informações, poderá contactar a Direção de Serviços de Assistência Técnica e Experimentação Agrícola, através do correio electrónico dsat.dradr.sra
Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Eu enxertei umas cerejeiras em Fevereiro e reparei hoje que algumas têm uns pontos vermelhos (entre 1 e 2 mm de diâmetro)no inicio das folhas. Já descobriste se é normal ou é alguma doença? Se é doença, qual foi o tratamento que fizeste?
Cumprimentos
Com base na descrição feita, e no pressuposto que é efetivamente um ataque de piolhos, o único produto que está homologado para combater esta praga na cultura da cerejeira tem a designação comercial de Teppeki e é distribuído em Portugal pela empresa Belchim, Crop Protection.
Quanto às formigas, essas não constituirão um problema se o piolho desaparecer.
Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
tenho 4 cerejeiras que todos os anos dão flor vingando depois o fruto,mas depois de alguns dias o fruto cai todo para o chão. agradecia que me infomase o que devo fazer.
Obrigado.
As causas para tal situação podem ser várias e um diagnóstico correto só é possível com observação local e, eventualmente, com a realização de análises, pelo que se sugere que entre em contacto com a Divisão de Assistência Técnica, através do telefone 291 211 260 ou do telemóvel 963 820 356, de forma a agendar-se uma visita.
Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Tenho duas cerejeiras no quintal e ambas dão muita flor e após a limpeza da flor, grande parte das cerejas pequenas caiem e ficam apenas umas poucas.
Existe algum tratamento ou produto para prevenir esta queda precoce do fruto.
Obrigado.
Como referido anteriormente, é difícil fazer um diagnóstico apenas com os elementos apresentados, pelo que se sugere que entre em contacto com a Divisão de Assistência Técnica, através do telefone 291 211 260 ou do telemóvel 963 820 356, de forma a agendar-se uma visita.
Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Tenho duas cerejeiras plantadas com a distância de aproximadamente 3,5 m. Foram plantadas na mesma altura e têm perto de 5 anos. Todos os anos existe uma que floresce mais cedo. Este ano aconteceu o contrário, a que costuma ter um crescimento mais lento, já deu flor e a copa já se está a formar, a que todos os anos tinha um excelente crescimento, não deu flor e as folhinhas que estão a aparecer são muito pequeninas e poucas, além disso um dos ramos secou todo. Será que tem alguma doença? Estou um pouco preocupado. Agradecia caso seja possível uma ajuda. Muito obrigado. Cumprimentos
Tenho uma cerejeira branca cujos frutos,depois de estarem a meio do crescimento,criam uma auréola vermelha à volta do pé, que depois se estender a todo o fruto,e acaba por cair.
Gostaria que me indicassem o tratamento adequado pois,nos últimos dois anos nem uma cereja se aproveitou.Obrigado.
Acontece que este ano depois de criadas e quando foram colhidas verifiquei que tinham muitas delas um bichinho no interior tipolagarta pequenina
Já não tinha confiança para as comer
O que terá acontecido e como combater isto para o próximo ano?
Muito obrigado
O "bichinho" parece corresponder à larva da mosca da fruta que, embora não seja muito frequente, ataca por vezes os frutos da cerejeira.
Depois do ataque, já não há nada a fazer. No entanto, porque normalmente o grau de infestação da mosca da fruta na cereja é tão reduzido, julga-se não se justificar a aplicação de qualquer produto para o seu combate, sendo os únicos produtos autorizados/homologados para o combate à praga nesta cultura são os iscos atrativos, em relação aos quais poder-se-á informar nas empresas especializadas.
Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura.
gostava de saber qual é a altura ideal para a poda das cerejeiras.Obrigada
Em primeiro lugar, a cerejeira não necessita de podas muito intensas, devendo-se eliminar apenas algum ramo mal dirigido. Na verdade, de maneira a evitar a propagação de doenças, nomeadamente o "cancro da cerejeira", quanto menores as feridas provocadas pelo corte de ramos melhor.
Caso seja mesmo necessário realizar algum corte, esse deve ser feito imediatamente antes da
rebentação das flores, ou seja, no fim do inverno/princípio da primavera.
Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura.