1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (2 Votos)

As principais pragas e doenças da anoneira

anoneira com ataque de cochonilha(anoneira com ataque de cochonilha)

As fruteiras são atacadas por pragas e doenças que as enfraquecem e podem inclusive provocar a sua morte.

Na cultura da anoneira as principais pragas e doenças são as seguintes:

- Mosca do Mediterrâneo (Ceratitis capitata Wied.)

Esta praga ataca os frutos quando a temperatura é superior a 20°C e a humidade relativa é elevada. Os sintomas no fruto revelam-se através de pequenos pontos amarelos que passam a negro com uma ligeira depressão e apodrecimento após a colheita.

Os meios de luta recomendados são a captura em massa, a destruição da fruta infestada e a eliminação dos hospedeiros da praga.

- Cochonilha algodão (Dactylopius coccus)

Ataca folhas ramos e frutos da anoneira quando o tempo é quente e húmido. Embora apareça durante todo o ano, a sua maior incidência ocorre no período primavera-outono.

Quando o ataque é intenso, a árvore e os frutos ficam cobertos com uma cera branca segregada pelas colónias deste inseto, que se assemelha a flocos de algodão. Associada a esta praga aparece também a fumagina (ferrugem preta).

 

anona com antracnose(anona com antracnose)

Os meios de luta recomendados são proceder anualmente à poda de frutificação e em verde, de modo a obter um maior arejamento na copa da árvore e aplicar óleo mineral após a poda de frutificação.

- Antracnose (Colletotrichum gloesporioides)

Trata-se de uma doença que ataca os frutos ainda pequenos (tamanho de uma noz), quando o tempo é húmido.

Caracteriza-se pelo aparecimento de pequenas manchas escuras que vão aumentando, aparecendo, por vezes, fendilhamento nos frutos.

Os meios de luta recomendados são também proceder anualmente à poda de frutificação e em verde, de modo a obter um maior arejamento na copa da árvore e aplicar calda bordalesa.

 

Alcino Silva
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural