1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (2 Votos)

As principais pragas e doenças da anoneira

anoneira com ataque de cochonilha(anoneira com ataque de cochonilha)

As fruteiras são atacadas por pragas e doenças que as enfraquecem e podem inclusive provocar a sua morte.

Na cultura da anoneira as principais pragas e doenças são as seguintes:

- Mosca do Mediterrâneo (Ceratitis capitata Wied.)

Esta praga ataca os frutos quando a temperatura é superior a 20°C e a humidade relativa é elevada. Os sintomas no fruto revelam-se através de pequenos pontos amarelos que passam a negro com uma ligeira depressão e apodrecimento após a colheita.

Os meios de luta recomendados são a captura em massa, a destruição da fruta infestada e a eliminação dos hospedeiros da praga.

- Cochonilha algodão (Dactylopius coccus)

Ataca folhas ramos e frutos da anoneira quando o tempo é quente e húmido. Embora apareça durante todo o ano, a sua maior incidência ocorre no período primavera-outono.

Quando o ataque é intenso, a árvore e os frutos ficam cobertos com uma cera branca segregada pelas colónias deste inseto, que se assemelha a flocos de algodão. Associada a esta praga aparece também a fumagina (ferrugem preta).

 

anona com antracnose(anona com antracnose)

Os meios de luta recomendados são proceder anualmente à poda de frutificação e em verde, de modo a obter um maior arejamento na copa da árvore e aplicar óleo mineral após a poda de frutificação.

- Antracnose (Colletotrichum gloesporioides)

Trata-se de uma doença que ataca os frutos ainda pequenos (tamanho de uma noz), quando o tempo é húmido.

Caracteriza-se pelo aparecimento de pequenas manchas escuras que vão aumentando, aparecendo, por vezes, fendilhamento nos frutos.

Os meios de luta recomendados são também proceder anualmente à poda de frutificação e em verde, de modo a obter um maior arejamento na copa da árvore e aplicar calda bordalesa.

 

Alcino Silva
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentários  

# Luis Gonzaga Simas Raposo 06-03-2015 15:33
Tenho uma anoneira que só deu um fruto pequeno e está a ficar com as folhas amarelas, qual o produto que devo aplicar para tentar recuperá-la ?
Responder | Responder com citação | Citar
# DRADR 09-03-2015 10:08
Bom dia.

O problema poderá ter origens diversas, sendo difícil diagnosticar apenas com base na descrição que faz, pelo que sugerimos que se desloque à sede da Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, localizada ao Caminho das Voltas, n.º 11 (acima do Jardim Botânico), munido com uma amostra de folhas. Poderá fazer um contacto prévio através do telefone 291 211 260 ou do telemóvel 963 820 356.

Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Responder | Responder com citação | Citar
# Associação da Fonte 19-03-2015 12:11
Bom dia.
Gostaria de confirmar a existência de um serviço de apoio às podas das árvores,(disponibilizado pelos serviços da câmara)especializado dentro dos parâmetros orgânicos de poda de árvores ou o serviço é o mesmo para ambas as situações?!

Grata pela atenção dispensada

Associação da Fonte
Ladeira da Fonte,1º A
São Gonçalo
Responder | Responder com citação | Citar
# DRADR 20-03-2015 11:42
Bom dia.

A Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da Divisão de Fruticultura, presta o serviço de podas e enxertias de árvores, existindo várias brigadas espalhadas pela Ilha da Madeira.

Caso pretenda recorrer a este serviço ou para mais informações, deverá contactar a Divisão de Fruticultura, através do telefone 291 761 211.

Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Responder | Responder com citação | Citar
# Luis Gonzaga Simas Raposo 19-03-2015 15:39
Qual a época da poda?
Cumprimentos,
Luis Gonzaga
Responder | Responder com citação | Citar
# DRADR 20-03-2015 12:36
Boa tarde.

A época para a poda das anoneiras depende da localização das mesmas, uma vez que são influenciadas pelas condições climáticas, sobretudo, a temperatura. Uma anoneira localizada, por exemplo, a uma altitude mais baixa, logo com temperaturas do ar mais elevadas, produz mais cedo, pelo que deverá também ser podada mais cedo relativamente a outra localizada em zonas mais altas.

Caso tenha anoneiras ou outra espécie de árvores e pretenda que sejam podadas, ou para mais informações, poderá contactar a Divisão de Fruticultura da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, através do número de telefone 291 761 211.

Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Responder | Responder com citação | Citar

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.