1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Cultura do Abacateiro – ALERTA

abacate
figura1 percevejo do abacateiro
Percevejo do abacateiro
Tendo sido observadas na última semana posturas quer do percevejo do abacateiro - Pseudacysta perseae, quer do aranhiço cristalino do abacateiro - Oligonychus perseae e atendendo à época do ano e à dinâmica populacional, recomenda-se que se dê início aos tratamentos para o controle das referidas pragas. De outro modo, será expetável que se assista ao ataque a partir dos finais do corrente mês, com o pico destas pragas a ocorrer nos meses de outubro e novembro, provavelmente até ao mês de dezembro.
 
figura2 aranhico cristalino do abacateiro
Aranhiço cristalino do abacateiro

Recomenda-se que o tratamento seja feito com o produto homologado para o efeito, nomeadamente o Vertimec 018 EC (inseticida/acaricida), com a aplicação da calda a ser dirigida única e exclusivamente para a parte inferior das folhas.

O tratamento referido anteriormente deve ser alternado com o enxofre molhável Azufega 80 LA ou Azufega Disper WG (inseticida/acaricida e fungicida), com a aplicação da calda a ser dirigida à parte superior e inferior das folhas.

Na aplicação dos tratamentos dever-se-á ter atenção à proteção individual do aplicador, bem como ao cumprimento dos intervalos de segurança.


Aurélia Sena
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico
Divisão de Assistência Agronómica

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.