1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

O pedrado é causado pelo fungo Venturia inaqualis e ataca órgãos da parte aérea das macieiras.

Nas folhas, na página superior surgem manchas irregulares transparentes, que aumentam de tamanho e adquirem uma cor verde-olivácea de aspeto aveludado, acabando por ficar negras. As folhas podem apresentar deformações. Em casos de infeções tardias, estas manchas são mais pequenas, numerosas, convergentes, cobrindo grande parte da folha e ao longo das nervuras. As folhas muito infetadas ficam amarelas e caiem prematuramente (Fig. 1).

Os ramos, raramente são infetados, exceto nas variedades de macieiras muito sensíveis. Nestes, quando infetados, aparecem manchas iguais às das folhas que acabam por adquirir um aspeto de pústulas, arredondadas ou alongadas, que ao se perfurar se pode observar. As flores também podem ser infetadas, acabando por se verificar a sua destruição.

As maçãs são sensíveis ao pedrado durante todo o seu desenvolvimento. Infeções precoces, provocam a queda dos frutos jovens. Nas infeções de meia estação, verifica-se o aparecimento das manchas características que ao necrosar provocam deformações nos frutos. Em casos de grandes infeções, surgem fendas mais ou menos intensas e irregulares (Fig. 2). Os frutos podem mumificar, adquirem um aspeto encortiçado de cor castanha, e são fonte para novas infeções. Quando as infeções são tardias, provocam manchas mais superficiais e pequenas, negras e limitadas a vermelho. Por vezes estas infeções só se observam durante a conservação dos frutos, provocando graves estragos.

As medidas culturais para o controlo desta doença são: durante a poda de Inverno, eliminar ramos e frutos infetados e queimar de seguida todo este material; eliminar todas as folhas caídas no Outono, queimando-as ou enterrando através de uma lavoura profunda.

Dado os órgãos que o fungo infeta e a possibilidade de ocorrências em vários períodos críticos ao longo do ano, a luta química é exigente em numerosos tratamentos, daí ser muito importante ler o rótulo dos produtos a usar e em caso de dúvida solicitar o apoio técnico.

Em Portugal existem cerca de 30 substâncias ativas homologadas para o combate do pedrado da macieira, existem autorizadas substâncias de ação preventiva e curativa, e estas podem ser consultas no sítio da Internet da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), em www.dgav.pt.

fig1esq fig1centro fig1direita

Fig 1 - sintomas de pedrado nas folhas de macieira: à esquerda, folha com deformações; ao centro, folha com 

numerosas manchas pequenas, convergentes e dispostas ao longo das nervuras; à direita, folha amarela.

 

fig2esq fig2direita

Fig. 2 - maçãs com sintomas de pedrado: à esquerda, manchas que provocam

deformações no fruto; à direita, maçãs com fendas

 

(Nota: fotos da Fig. 1 e foto da esquerda da Fig. 2 retiradas da Internet)

Duarte Sardinha