1 1 1 1 1

Lapa Branca e Cochonilha Algodão na Anoneira – Alerta

anoneira ramo Alerta-se os produtores de anona da RAM para as condições favoráveis que têm ocorrido para o ataque da lapa branca (Nipaecoccus nipae) e da cochonilha algodão (Pseudococcus longispinus). Estas pragas atacam folhas, ramos e frutos da anoneira quando o tempo é quente e húmido. Embora apareça durante todo o ano, a sua maior incidência ocorre no período primavera/outono, pelo que os senhores agricultores devem tomar medidas de controlo.

Meios de luta recomendados

Proceder anualmente à poda de frutificação e em verde, de modo a obter um maior arejamento na copa da árvore. Aquando da rebentação, aplicar água com sabão, através de jato forte, direcionado à praga que se encontra abrigada (hibernação) no tronco, pernadas e ramos.

Tratamentos químicos

Atualmente, encontra-se homologado um produto para o combate a esta cochonilha da anoneira, com o nome comercial IMIDAN 50 WP, substância ativa - fosmete, numa concentração de 60g/hl. Este produto apresenta a vantagem de controlar simultaneamente a cochonilha algodão e a mosca da fruta. Adicionar um molhante (aderente) à calda.

 

anoneira cochonilha algodao

O tratamento deve ser realizado, para maior eficácia e eficiência, a partir do momento que 60% da nova rebentação atinge os dois palmos de crescimento. Aplicar a calda aos troncos e ramos mais velhos para que a eficiência ovicida do tratamento seja eficaz e aplicar naturalmente aos novos ramos onde a praga se manifesta de forma ativa.

Ter sempre em atenção o intervalo de segurança (IS) dos produtos fitofarmacêuticos (PF) - (período que decorre entre a aplicação do PF e a colheita). No caso do Imidan 50WP, o IS é de 28 dias após a sua aplicação. Recomenda-se a leitura atenta do rótulo.

 

Divisão de Assistência Técnica à Agricultura
Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.