1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Oídio da vinha – alerta

O oídio é uma doença causada por um fungo ectoparasita, cujo micélio se desenvolve sobre toda a parte aérea da planta. Nas folhas, aparecem manchas cloróticas que se tornam pulverulentas e de cor branca. Os maiores danos são causados nos cachos e brotos, podendo ocorrer aborto das inflorescências e resultar em perda total da produção (veja foto abaixo).

alerta oidio vinha junho 2019 Uma vez que as condições climáticas atuais são favoráveis ao desenvolvimento desta doença, é necessário proteger a vinha contra este fungo, realizando um tratamento com um fungicida anti-oídio. Informa-se que os tratamentos fitossanitários devem ser realizados de forma preventiva e sempre que se verifiquem condições favoráveis ao desenvolvimento da doença.

 

Para combate ao oídio da videira no Modo de Produção Biológico, estão autorizados fungicidas à base de enxofre e hidrogenocarbonato de potássio.

Na Produção Integrada, a prevenção e o combate desta doença podem ser efetuados através da utilização de produtos fitofarmacêuticos homologados em Portugal à base de enxofre, difenoconasol, tebuconazol, penconazol, meptildinocape, tetraconasol e azoxistrobina, entres outras substâncias ativas.

Para mais informações, consulte o seu técnico para a assistência técnica ou a Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura, através do telefone 291 211 260.

A luta cultural pode também ajudar a dificultar a evolução da doença, pelo que se recomenda a realização da desfolha, de forma a promover o bom arejamento da planta.

Fonte: https://www.agrozapp.pt/artigos/Dicas+%C3%BAteis/oidio-da-vinha-7-2018

 

Tem alguma questão? Coloque-a aqui:

Código de segurança
Atualizar