1 1 1 1 1

Alerta aos Produtores de Cereja

alerta produtores cereja drosophila suzukii
Adulto da mosca da asa manchada (Drosophila suzukii)

A Direção Regional de Agricultura alerta que, tendo em consideração as condições climáticas das últimas semanas, e atendendo às previsões de tempo para os próximos dias, devem ser tomadas precauções para o controlo/tratamento das cerejeiras, de modo a minimizar os prejuízos provocados pela mosca-da-asa-manchada (Drosophila suzukii), uma praga que provoca a depreciação da cereja.

alerta produtores cereja garrafa mosqueira
Esquema de uma garrafa mosqueira

Assim sendo, já deverão ter colocadas as garrafas mosqueiras com os atrativos à base de vinagre de sidra.

 

alerta produtores cereja cereja picada

alerta produtores cereja larva
Cereja picada (em cima) e larva da mosca de asa manchada (em baixo)

Pode ainda ser efetuado um controlo químico complementar com os dois produtos homologados para o efeito, Epik SG (substância ativa acetamiprida) – com a concentração de 45 gramas por 100 litros de água, o qual possui um intervalo de segurança de 14 dias, ou o karate Zeon (substância ativa lambda cialotrina) – 12,5 ml por 100 litros de água, com um intervalo de segurança de 7 dias. De referir que estes só podem ser aplicados no máximo duas vezes por campanha. As aplicações dos referidos produtos fitofarmacêuticos deverão ser efetuadas de acordo com as especificações existentes nos rótulos.

 

Para mais informação complementar, podem ser consultados um conjunto de artigos publicados anteriormente no boletim DICA: números 122/2015, de 17 de junho125/2015, de 8 de julho, 129/2015, de 5 de agosto188/2016, de 21 de setembro e 191/2016, de 12 de outubro.

 

Aurélia Sena
Direção Regional de Agricultura