1 1 1 1 1 Pontuação 2.00 (2 Votos)

Vinha biológica com solução para o vetor da Flavescência Dourada

A Flavescência Dourada da videira (FD) é uma doença de quarentena, incluída na Diretiva Comunitária n.º 2000/29/CE de 8 de Maio e transposta para a legislação nacional na Portaria nº 165/2013 de 26 de abril. É uma doença que pode conduzir a importantes perdas de produção e mesmo à morte das plantas infetadas. Em Portugal foi detetada, pela primeira vez em 2006, em duas vinhas da região vitivinícola do Minho. Na ilha da Madeira, até à data, não foram identificados casos positivos da doença.

flavescencia dourada pormenor A flavescência dourada afeta exclusivamente a cultura da vinha, e é provocada por um fitoplasma, Grapevine flavescence dorée MLO, o qual é transmitido de uma videira para outra por intermédio do inseto vetor, Scaphoideus titanus Ball, pertencente à família dos cicadelídeos (vulgarmente designados por cigarrinhas). Em Portugal o S. titanus da FD foi identificado pela primeira vez, em 2000, em exemplares provenientes da região vitivinícola do Douro. Assistiu-se depois à sua expansão para vários concelhos do território nacional. Na ilha da Madeira a sua presença foi detetada pela primeira vez em 2010, estando atualmente presente em três concelhos situados na zona norte da ilha.

 

O S. titanus é um inseto picador-sugador que, graças à sua armadura bucal, consegue se alimentar da seiva da videira. A aquisição do fitoplasma é feita quando este se alimenta de plantas infetadas. Uma vez infetado pelo fitoplasma, o S. titanus torna-se infecioso até ao fim da sua vida, podendo transmitir o fitoplasma a todas as videiras sãs de que se alimente. Contudo este não é transmitido aos ovos, razão pela qual em cada geração a infeção inicia-se quando o inseto suga a seiva de uma planta infetada.

A progressão da doença depende da presença de plantas infetadas (depósitos de fitoplasmas) e da população do inseto vetor (S. titanus). Esta progressão é assegurada principalmente pelos adultos que são transportados pelo vento.

A flavescência dourada é uma doença que não tem tratamento. Por esse facto, a luta contra esta doença assenta sobretudo na adoção de certas medidas profiláticas e no combate obrigatório do inseto vetor. As populações da praga são combatidas através de tratamentos inseticidas com produtos fitofarmacêuticos autorizados pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Recentemente foi concedida pela DGAV uma extensão de autorização de utilização menor a um produto, com base em azadiractina, para aplicação em videiras, produzidas em modo de produção biológica, para combate do cicadelídeo da flavescência dourada.

Divisão da Agricultura Especializada
Direção Regional de Agricultura