1 1 1 1 1

Bactérias acéticas para capturar Drosophila suzukii ou Drosófila de asa manchada

Drosophila suzukii

 

A Drosophila suzukii, habitualmente chamada de drosófila de asa manchada, é uma mosca do vinagre que infesta os frutos em alturas próximas da colheita, quando se encontram em pleno estado de maturação. Algumas espécies de bactérias acéticas (BAA), que são bactérias que produzem ácido acético, desempenham um papel importante no metabolismo e na fisiologia de Drosophila suzukii e, em alguns casos, proporcionam benefícios aos seus hospedeiros.

A Drosophila suzukii pode hospedar uma série de bactérias acéticas, tal como outras espécies de Drosophila. Entomologistas da Universidade de Turim têm estudado a possibilidade de utilizar algumas estirpes de BAA para produzir substâncias voláteis que possam atrair a Drosófila. A D. suzukii mostra preferência por algumas estirpes de bactérias. Os investigadores referem que os resultados indicam que as que foram isoladas da D. suzukii têm o potencial de fornecer substâncias que poderiam ser exploradas para desenvolver abordagens de controlo sustentáveis, baseadas em capturas massivas.

Fonte: Agrozapp, citada pelo Boletim n.º 40 de 2 de outubro de 2016 do Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN)

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.