Dadas as condições climáticas que se têm verificado nas últimas semanas (temperaturas altas) e uma vez que os frutos se encontram com bom desenvolvimento e, em alguns casos, estão já em mudança de cor, sobretudo na cultura dos citrinos (tangerineiras e laranjeiras), torna-se importante estar atento ao ataque da referida praga.
Poderá, como prevenção, recorrer à colocação de garrafas mosqueiras (Fig. 1), utilizando para o efeito garrafas vazias de plástico e colocando um atrativo feito com 40 gramas de fosfato diamónico para um (1) litro de água ou colocar armadilhas Decis Trap (Bayer) ou Adress (Syngenta).
Dos diversos produtos fitofarmacêuticos, recomenda-se aqueles que têm representantes na Madeira:
|
|
Isabel Freitas Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Direção Regional de Agricultura
|
Comentários
Obrigado pela informação.
Tenho apenas uma laranjeira plantada recentemente.
O meu problema com a mosca da fruta prende-se com as goiabas e com os araçais (apenas para consumo doméstico).
Os atrativos são os mesmos independentemente da fruta ou há algum critério na escolha do princípio ativo?
Atenciosamente,
António Freitas
Para as culturas referidas (goiabeiras e araçaleiros), apenas poderá usar as garrafas mosqueiras como forma de prevenção e controlo massivo, com o atrativo fosfato diamónico, dado que as armadilhas Decis Trap e Adress, como têm inseticida, não estão autorizadas para tais culturas.
Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura.
Para o efeito, pode enviar as fotos para:
dfr.dradr.sra
Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura.