1 1 1 1 1 Pontuação 1.00 (2 Votos)

Doenças radiculares nas próteas

planta de high gold atacada por armillaria armillaria em leucospermum high gold
Leucospermum "High Gold" atacadas por Armillaria mellea

Um dos maiores problemas no cultivo de próteas é a elevada incidência de doenças radiculares, doenças essas causadas principalmente pelos fungos Armillaria mellea e Rosellinea necatrix que atacam tecidos lenhificados e, secundariamente, por outros fungos como o Fusarium solani, o Rhizoctonia solani, etc., que causam a morte de plantas com mais de 2 anos de idade.

O clima da região, com temperaturas amenas e uma elevada humidade do ar, bem como os seus solos compactos e ricos em matéria orgânica e nutrientes, contribuem para o aparecimento de doenças ao nível das raízes.

A Armillaria e a Rosellinea estão presentes em locais onde existam ou tenham existido árvores de fruto ou florestais que são alguns dos seus hospedeiros.

Para minorar o problema nas plantações de próteas o terreno deve ser limpo primeiro de todo o material lenhoso e raízes que existam e armado depois em camalhões elevados, de forma a proporcionar uma boa drenagem nas linhas de plantação.

 
morte de leucospermum tango por doenca radicular rosellinea necatrix em leucospermum tango
Leucospermum "Tango" morta por doença radicular Leucospermum "Tango" atacada por Rosellinea necatrix

Quando o solo é pesado, é aconselhável uma maior altura do camalhão e a colocação de areão ou outro material drenante na cova onde se vai plantar a prótea.

Não existem fungicidas eficazes para o tratamento da Rosellinea nem para o da Armillaria, sendo que a aplicação de produtos à base de cobre ou de lixívia a 2-3% apenas atrasam o desenvolvimento da doença.

Quando uma planta morre devido a um desses fungos é aconselhável retirar toda a sua parte lenhosa e raízes, bem como a terra que estava em contacto com elas e na cova aberta poder-se-á aplicar cal viva ou lixívia (3% ou mais), que funcionarão como desinfetante.

 

Maria João Dragovic
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.