1 1 1 1 1

A propagação in vitro de porta-enxertos de cerejeira brava

A cerejeira (Prunus avium L.) pertence à família Rosaceae e é originária da Ásia.

Os frutos, as cerejas, são muito apreciados e podem ser consumidos ao natural ou usados na preparação de conservas, compotas e bebidas.

A propagação da cerejeira por técnicas convencionais é efetuada por enxertia. Um dos porta-enxertos usados é de cerejeira brava, os quais são difíceis de propagar, sendo a cultura in vitro é uma alternativa para ultrapassar esse problema.

A propagação in vitro de porta-enxertos de cerejeira brava é efetuada no Núcleo Microlab, da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e tem a duração de 18 meses, ou seja, desde a colheita do material vegetal até à fase de aclimatização.

A colheita é efetuada a partir de porta-enxertos vigorosos previamente selecionados e consiste em colher os rebentos jovens.

in v1 in v2 in v3

 

Os rebentos são divididos em estacas caulinares e desinfetados numa solução a 20% de lixívia comercial, de modo a eliminar os agentes contaminantes da superfície dos tecidos vegetais.

Após a desinfecção, as estacas caulinares são reduzidas a 1 cm e de seguida cultivadas num meio de cultura composto pelos nutrientes adequados ao seu desenvolvimento.

Ao fim de 30 dias, cada gomo dá origem a um rebento, que é cultivado no meio de multiplicação para promover a formação de múltiplos rebentos. Estes, quando estão diferenciados, são cultivados no meio de enraizamento e nesta fase é importante a presença de uma hormona no meio para induzir a formação de raízes.

Durante estas fases, as culturas são mantidas numa sala de cultura à temperatura diurna e noturna de 26 oC e 24 oC, respectivamente, e com o fotoperíodo de 16 horas.

Quando as plântulas têm o sistema radicular desenvolvido e aproximadamente 6 cm de altura, são transferidas para o substrato e mantidas num fitoclima, com o controlo da temperatura, luz e humidade relativa.

As plantas podem ser usadas como porta-enxertos quando o caule atinge o 1 cm de diâmetro e aproximadamente 1 metro de altura.

 

Isabel Nunes Freitas
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural