1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Direção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRA) apoia, em parceria com a StartUp Madeira, a equipa Madeira Banana Hearts

banana hearts DICAs 1 A Startup Madeira, no âmbito do Programa StartNOW, apoia equipas de trabalho com ideias inovadoras, como a Madeira Banana Hearts.

banana hearts figura1
Figura 1- Cacho de banana com pinguelo

Esta equipa tinha como principal objetivo o desenvolvimento de vários produtos alimentares sustentáveis, a partir do gomo terminal do cacho de banana, designado localmente por pinguelo (figura 1).

A produção e comercialização destes produtos poderá eventualmente ser realizada na Madeira e/ou serem utilizados para exportação.

Assim, foi solicitado à Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SRA) o necessário apoio técnico para o desenvolvimento deste projeto, com início em outubro de 2020.

Na sequência deste pedido, foram realizadas várias experiências no InovLab, com orientação e colaboração da Divisão de Inovação Agroalimentar (DIA) da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRA), para produzir farinha a partir do pinguelo. Após estabelecer um plano de trabalho, com o objetivo de produção de farinha e/ou outros produtos alimentares a partir do pinguelo, foram estabelecidos contactos com a UMa, com um chefe de cozinha de uma unidade hoteleira da região e com o AgroSenseLab (Câmara de Provadores da SRA).
No InovLab foi produzida uma farinha a partir da secagem e respetiva moagem do pinguelo, pelo que foi necessário separar as suas várias partes constituintes (figura 2), que foram alvo de secagem em estufa, para a sua completa desidratação e posterior moagem em equipamento adequado.

banana hearts figura2  
Figura 2 - Pinguelo e os seus elementos constituintes 
 

Das experiências realizadas com a Uma, obtiveram-se vários tipos de farinha a partir do pinguelo, utilizando diferentes processos de secagem, que foram posteriormente alvo de análise sensorial pelo AgroSenseLab (Câmara de provadores da SRA) (figuras 3 e 4).

banana hearts figura3  
Figura 3 - Tipos de farinha obtidos a partir do pinguelo 
banana hearts figura4
Figura 4 - Avaliação sensorial das farinhas
pelo AgroSenseLab
 

No que respeita à farinha de pinguelo, será ainda necessário a realização de novos ensaios para o desenvolvimento deste produto, denominado Banana Blossom Powder.

De salientar que a sua avaliação, do ponto de vista nutricional, também será realizada pela UMa, no entanto, através da bibliografia, é sabido que o coração da bananeira ou pinguelo é rico em fibras, contribuindo para o bom funcionamento intestinal. Possui antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, sendo também rico em minerais, como o cálcio, ferro e magnésio, ajuda na prevenção de problemas como a osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e a anemia (deficiência de ferro no sangue) e no alívio de stress e ansiedade.

Mediante a gentil colaboração de um chefe de cozinha, foram desenvolvidos vários produtos alimentares, sob a forma de picles, snacks e fermentados, com diferentes sabores e texturas (figura 5), que também foram alvo de análise sensorial pelo AgroSenseLab (figura 6).

banana hearts figura5 banana hearts figura5.1
Figura 5 - Produtos alimentares obtidos a partir do pinguelo  
banana hearts figura6
Figura 6 - Avaliação sensorial dos produtos pelo AgroSenseLab  

A produção de picles (Banana Heart Pickles) e snacks (Banana Floret Snacks), tal como a sua respetiva avaliação sensorial, foi bem sucedida. Estes produtos poderão ser comercializados, num futuro próximo, pela Madeira Banana Hearts.

Os produtos fermentados encontram-se em desenvolvimento, sendo alvo de várias experiências e investigação.


Natália Silva
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural