1 1 1 1 1

A Direção Regional de Agricultura presente no EPRW 2016

EPRW1A Direção Regional de Agricultura esteve presente no European Pesticide Residue Workshop (EPRW 2016), evento bienal para a apresentação e discussão dos últimos desenvolvimentos no campo dos resíduos de pesticidas nos alimentos, através da Direção de Serviços dos Laboratórios e Investigação Agroalimentar, Divisão de Análises Veterinárias e Agroalimentares.

Desde a sua primeira edição em Alkmaar (Holanda), no ano de 1996, o evento tem-se constituído como uma plataforma de troca de informação e experiências entre intervenientes dos diferentes sectores como laboratórios governamentais e comerciais, autoridades públicas, organismos de regulação, produtores e indústria transformadora, retalhistas grossistas e distribuidores, produtores de agroquímicos e centros de investigação.

 

Na edição de 2016, em Limassol (Chipre), o workshop reuniu mais de quarenta países, tendo-se debruçado, entre outros temas, sobre impacto da amostragem, preparação e processamento das amostras nos resultados emitidos pelos laboratórios, sobre a nova abordagem para reportar resíduos de pesticidas em produtos de origem animal e sobre a recente polémica que envolve a utilização de alguns herbicidas como o glifosato.

A Direção Regional de Agricultura participou com um cartaz, elaborado em parceria com a Universidade de Lisboa, e com a disponibilização de uma folha Microsoft Excel concebida para minorar a emissão de falsos resultados positivos e falsos negativos, cujo download poderá ser efetuado a partir do seguinte link: http://webpages.fc.ul.pt/~rjsilva/Eprw2016/.


Paulo Fernandes
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.